O uso do AR Digital integrado ao Sistema de Automação da Justiça garante um melhor desempenho no fluxo processual
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) iniciou a implantação do uso de Aviso de Recebimento (AR) dos Correios integrando ao Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Nesta semana, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, assinou o contrato visando dar início a uma nova fase de eficiência operacional.
O Aviso de Recebimento é um serviço que permite a comprovação da entrega com informação do recebedor e validade jurídica. A automatização do processo de envio evita a execução de tarefas manuais como envelopar, carimbar, gerar guia, levar aos correios, depois digitalizar os comprovantes. Assim sendo, a versão digitalizada já é juntada automaticamente no processo digital, reduzindo etapas e sendo atualizada automaticamente devido a integração entre o sistema SAJ com o sistema dos Correios.
A Diretoria de Tecnologia e Informação (Ditec) deu início à implantação, delineando modelos de documentos com as varas que serão atendidas pelo serviço. O gerente de Sistemas, Samuel Araújo, assinalou que o projeto piloto será desenvolvido em nove unidades judiciárias, sendo: a Vara de Execução Fiscal, na 1ª, 2ª e 3ª Vara de Família e nas cinco unidades de competência cível de Rio Branco.
A diretora da Ditec, Raquel Cunha, afirmou que o planejamento inclui ainda treinamentos e expansão do serviço para todas as unidades. Além disso, destacou que o maior benefício está no rastreamento da correspondência, contudo enfatizou que essa escolha administrativa gera economia, por não utilizar folhas de papel, há uma contribuição para o meio ambiente, assim concatenando modernização com sustentabilidade.