Poder Judiciário do Acre inicia habilitação de casamento no abrigo para casais vítimas da enchente

Em poucas horas, vários casais procuraram o ônibus “Justiça sobre Rodas” em busca de informações para a habilitação.

Nesta sexta-feira, 7, o Poder Judiciário do Acre, através do Projeto Cidadão, passou a disponibilizar novo serviço aos cidadãos no Parque de Exposição, onde estão alojadas milhares de famílias vítimas da enchente em Rio Branco. Trata-se da habilitação de casamento.

Com equipes da Vara de Registros Públicos, Órfãos e Sucessões e de Cartas Precatórias Cíveis da Comarca de Rio Branco e do 3º Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Rio Branco, os casais abrigados no parque que queiram oficializar a união, podem procurar o ônibus “Justiça sobre Rodas” nos dias 7, 8 e 9 (sexta, sábado e domingo) para entregar a documentação. O processo é gratuito.

“Estamos aqui no abrigo fazendo a habilitação de casamento, incluindo celebração, quando for o caso, dos casais que estão alojados no parque. Estamos utilizando a estrutura do ônibus da justiça que estava prestando outros atendimentos. Vale destacar que os casamentos são voltamos apenas para os casais que estão abrigados no parque”, disse o juiz Edinaldo Muniz.

Em poucas horas, vários casais procuraram o ônibus “Justiça sobre Rodas” em busca de informações para a habilitação. Um desses casais foi Williandro Souza e a Talia Barbosa. Moradores do bairro Comara, no Segundo Distrito da capital, Talia elogiou e agradeceu pelo serviço está sendo disponibilizado no parque. Para eles, foi uma grande oportunidade.

“Estávamos com vontade de casar tem um bom tempo, mas por questões de pagamento, não fizemos isso. Agora é a nossa chance”, disse ela que já mora com o companheiro há um ano.

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, ressalta que o Poder Judiciário do Acre te se empenhando em contribuir com as famílias atingidas, levando serviços de sua prestação jurisdicional, mas também ações sociais, e o Projeto Cidadão, coordenador pela desembargadora Eva Evangelista, cumpre um papel primordial. 

O serviço acontece durante todo o dia com apoio e parcerias de outras instituições como, por exemplo, o Ministério Público do Acre e Prefeitura de Rio Branco.

Enchente

No Parque de Exposições estão abrigadas 465 famílias. A enchente afetou aproximadamente 75 mil pessoas. Foi a maior dos últimos oito anos. A cota de transbordo na capital é de 14 metros e o rio ultrapassou essa marca no último dia 23 de março.

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.