Combate ao crime organizado e arrecadação de doações às vítimas das enxurradas também estiveram na pauta do encontro
A presidente do TJAC e o corregedor-geral da Justiça, desembargadora Regina Ferrari e o desembargador Samoel Evangelista, receberam na manhã desta segunda-feira, 10, o superintendente e o corregedor-regional da Polícia Federal no Acre (PF/AC), Rogério dos Santos e Flávio Avelar, respectivamente; acompanhados de comitiva de delegados da PF/AC (DPFs).
Durante o encontro houve a troca de informações e o estabelecimento de tratativas para aperfeiçoar a cooperação entre a Polícia Federal e o Tribunal de Justiça do Acre, além de estabelecer bases para novas ações conjuntas com foco no combate ao crime organizado.
Na oportunidade, o superintendente Rogério dos Santos também realizou a entrega da Medalha de Honra ao Mérito da Polícia Federal à presidente do TJAC e ao corregedor-geral da Justiça, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à segurança pública no estado do Acre.
A desembargadora-presidente Regina Ferrari aproveitou a ocasião para agradecer ao superintendente, corregedor e DPFs pela união de esforços com o Poder Judiciário do Estado do Acre na arrecadação de doações destinadas às vítimas das enxurradas e inundações em Rio Branco, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri. Ressalte-se que, em somente uma semana, a PF/AC conseguiu arrecadar quase 200 cestas básicas, as quais foram direcionadas pelo TJAC às entidades e instituições que atuam no apoio às pessoas desabrigadas.
O corregedor-geral da Justiça e o corregedor-regional da PF/AC falaram, em especial, sobre a atuação no combate ao crime organizado, um ponto comum no trabalho de ambos. Evangelista traçou rápido panorama da organização do Poder Judiciário acreano com vistas ao enfrentamento às organizações criminosas, detalhando o processo que resultou na criação da Vara de Delitos de Organizações Criminosas, cuja competência abrange todo estado do Acre.
O superintendente, o corregedor-regional e os DPFs receberam uma caneca em porcelana que marcam o compromisso socioambiental e a sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário acreano.