O presidente João Henrique Blasi, recebeu o integrante da Corte acreana, corregedor-geral da Justiça, Samoel Evangelista, e ressaltou que o TJSC está à disposição para futuras visitas e trocas de experiências com o TJAC
O corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Samoel Evangelista, que participa do V Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário, em Florianópolis, realizou visita institucional na quarta-feira, 12, ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para diálogo sobre parceria e troca de experiências.
O desembargador Samoel Evangelista, que também atua como coordenador da Comissão Permanente de Segurança do TJAC, acompanhado do juiz auxiliar da Presidência Giordani Dourado; o juiz de Direito Leandro Leri Gross, e da tenente-coronel Maria Alexandra Rocha Ramos, assessora chefe-militar do Judiciário acreano, foi recebido pelo presidente do TJSC, João Henrique Blasi.
O corregedor-geral de Justiça do TJAC, lembrou que, com o Acre fazendo fronteira seca e de grande extensão com Bolívia e Peru, e sem presença de forças federais, a segurança também é um ponto sensível para o Judiciário do Acre. “Temos interesse em conhecer melhor as iniciativas da Justiça de Santa Catarina. O TJSC é hoje uma referência para o Brasil, em especial na área de Inteligência e Segurança Institucional”, ressaltou.
O desembargador João Henrique Blasi afirmou que o TJSC já está à disposição para futuras visitas e trocas de experiências com a Justiça acreana. “Cada tribunal tem uma boa ideia em uma área, que pode ser aproveitada pelos demais. Eventos como o que estamos realizando (V Encontro) propiciam essa troca de experiências, que vão agregando valor aos serviços prestados pelo Poder Judiciário”, destacou.
Além do presidente Blasi, receberam a comitiva acreana o 2º vice-presidente do TJSC, desembargador Getúlio Corrêa; o chefe da Casa Militar do TJSC, coronel Fábio José Martins; a juíza auxiliar da Presidência Iolanda Volkmann; e o juiz auxiliar da Presidência Rafael Sandi.
Encontro de Inteligência
Nestas quinta, 13, e sexta-feira, 14, acontecem as atividades do V Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário. A programação vai apresentar e debater os mais importantes temas para o aprimoramento, integração e fortalecimento da rede e da atividade de inteligência dos tribunais.
O encontro também reunirá representantes das maiores redes sociais do planeta (Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok) e também da Uber, principal empresa de transporte por aplicativo no mundo, para diálogo sobre o uso das plataformas digitais para obtenção de dados e produção de conhecimento.
Ainda na programação estão a discussão da importância da inteligência criminal no controle de ações e combate às organizações criminosas; a inteligência na Justiça Eleitoral, analisada no contexto das Eleições 2022; e o emprego da atividade de inteligência na segurança de autoridades do Poder Judiciário, entre outros temas.
*Com informações da Comunicação do TJSC