O diálogo interinstitucional colabora para que mais colaborações e atividades possam ser desenvolvidas para proteção dos direitos dos acreanos
A Superintendência Regional do Trabalho inaugurou sua nova gestão com a posse do auditor fiscal e professor Leonardo Lani. O evento foi realizado nesta terça-feira, 18, sendo prestigiado por autoridades, representantes sindicais, dos Poderes Públicos e instituições. Na ocasião, a juíza Zenair Bueno, titular da 2ª Vara de Fazenda Pública de Rio Branco, representou a presidência do Tribunal de Justiça do Acre.
O procurador de Justiça Carlos Maia, anfitrião da solenidade, representando o procurador da Justiça Danilo Lovisaro, externou suas felicitações, desejando sucesso na nova empreitada de Leonardo. De igual modo, a vice-governadora Mailsa Gomes congratulou o superintendente: “estou feliz por fazer parte deste momento significativo, pela sua trajetória de vida e trabalho, mas sobretudo pela relevância do papel educativo e fiscalizador que é pertinente a esse cargo, o que pode contribuir com a sociedade acreana”.
O delegado regional sindical Antônio Costa contextualizou os desafios atuais do fomento ao trabalho, emprego e renda na região amazônica, a partir disso discursou sobre a escravidão contemporânea, decorrente do estado de precariedade resultante de múltiplas omissões de políticas públicas e desemprego estrutural.
Por sua vez, o empossando apresentou um olhar crítico sobre os retrocessos na seara laboral, principalmente no tocante à reforma trabalhista. Ponderou sobre o valor do trabalho e como ele converge para a dignidade da pessoa humana. Por fim, deu relevo à importância da modernização das relações de trabalho para o aprimoramento da democracia.
O novo superintendente afirmou ainda que sua gestão será compromissada com ações fiscais visando a segurança no trabalho e combate ao trabalho infantil, o estreitamento das relações com as instituições sindicais e diálogo com empresas.