A cerimônia foi conduzida por uma servidora da Comarca de Cruzeiro do Sul, retomando a oferta do serviço de forma permanente no município
Depois de dois anos sem celebração de casamento na sede do Município de Marechal Thaumaturgo, os serviços de habilitação e celebração foram retomados. Nesta segunda-feira, 17, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizou o casamento coletivo de 10 casais no Centro Integrado de Cidadania.
A distância entre Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul é 142 quilômetros e o município ainda é um dos locais de difícil acesso do Acre. Para o atendimento da demanda, o juiz Erik Farhat explicou que foi enviada uma servidora da Comarca de Cruzeiro do Sul, Sara Oliveira, que foi nomeada juíza de paz para o ato e celebrante das uniões.
“Estamos retomando um serviço que ficou suspenso por um período. O planejamento feito pelo tribunal garantirá a oferta do serviço de forma permanente, contribuindo na construção da cidadania”, afirmou o magistrado.
No mês em que é celebrado o aniversário da cidade, o Poder Judiciário acreano reforça seu compromisso de melhoria da prestação jurisdicional com a ampliação do acesso à Justiça. O município de Marechal Thaumaturgo foi criado pela Lei Estadual n° 1.029, de 28 de abril de 1992.
“Os casamentos coletivos são importantes aos casais que não podem arcar com o custo de uma cerimônia de casamento individual, mas desejam formalizar sua união legalmente. É uma ação do Projeto Cidadão de inclusão e cidadania, ressaltou a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari”.