Durante visita institucional no TCE, foi proposta reunião com intuito de dialogar com outras instituições sobre ações conjuntas que possam ser adotadas em combate à violência nas escolas
Nesta terça-feira, 11, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, acompanhada do corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, fez visita institucional ao Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) e tratou, entre outros assuntos, sobre a segurança no ambiente escolar.
Mesmo o governo do Estado do Acre intensificando ações de segurança para coibir atos de violência na mas escolas, o Tribunal de Justiça do Acre reunirá representantes do Sistema de Justiça e outros órgãos para debater as ações desenvolvidas que garantam meios preventivos de atos criminosos nas unidades educacionais.
“O Tribunal de Justiça possui assuntos de comum interesse com o TCE/AC e viemos fazer essa visita institucional para discutirmos pontos para aprimorar o atendimento aos jurisdicionados e fortalecer a nossa parceria. E dentro da pauta, fizemos o convite para os conselheiros participarem da reunião que vai abordar essa questão da violência nas escolas”, disse a desembargadora-presidente destacando que o encontro ocorrerá na sexta-feira, na sede do TJAC.
Composta pelo conselheiro Ribamar Trindade, presidente da Corte de Contas; conselheiro Valmir Ribeiro, vice-presidente; e a corregedora, conselheira Dulcinéia Benício, a gestão parabenizou a Presidência do TJAC pela sensibilidade no assunto e se colocou à disposição para continuar atuando em parcerias.
O corregedor-geral, desembargador Samoel Evangelista, falou sobre a missão do TJAC em garantir justiça para a paz social e sobre o trabalho conjunto na garantia dos direitos dos cidadãos, além de reforçar a orientação para que não sejam compartilhadas imagens de ataques em escolas para não estimular atos de violência.
O encontro vai reunir além de atores do Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Secretarias de Educação Estadual e Municipal, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, Ministério Público de Contas, Assembleia Legislativa do Acre e Casa Civil.