Projeto tem como proposta primordial complementar o ensino, estabelecendo relações entre o conteúdo curricular das escolas e as atividades do Poder Judiciário no contexto do regime democrático brasileiro
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) realizaram mais uma aula, na 9ª edição do projeto “Cidadania e Justiça na Escola”, desta vez na Escola Luiz de Carvalho Fontenele, situada no bairro Bosque. A atividade tem o apoio da magistratura e dos voluntários da Coordenadoria da Infância e Juventude que continuam realizando palestras em unidades escolares de Rio Branco e municípios.
O juiz-auxiliar da Presidência do TJAC Giordane Dourado através de um game show dialogou com dezenas de alunos no quinto ano sobre noções de cidadania e sobretudo na importância da educação para construção de um país mais promissor. O magistrado falou sobre a experiência. “Foi uma conversa muito agradável falamos sobre constituição, direitos fundamentais, sobre os poderes, a função de cada um dos membros dos poderes. Tudo isso com abordagem lúdica, fizemos um game show, eles participaram muito, interagiram, ficaram animados, e acreditamos que essa interlocução, essa linguagem utilizada realmente transmitiu a mensagem aqui e o que era fundamental, noções de cidadania, de lei, de responsabilidade e de que o estudo é tudo na condução e na construção de um futuro. Plantamos uma semente”, concluiu.
O aluno Júlio Asafh, 10 anos, ficou empolgado com o bate papo com o magistrado e falou sobre o que aprendeu. “Achei muito bom porque a gente está aprendendo sobre justiça e sobre o que aprenderemos no futuro, que eu também posso ser um juiz, que a gente pode ser qualquer coisa. A gente aprendeu que todos nós somos iguais, ninguém é diferente”, falou com entusiasmo.
O projeto Cidadania e Justiça na Escola tem como proposta primordial complementar o ensino, estabelecendo relações entre o conteúdo curricular das escolas e as atividades do Poder Judiciário no contexto do regime democrático brasileiro. Dentre os seus principais objetivos está a conscientização de crianças sobre a democracia, direitos e deveres, bem como sobre a estrutura e as atribuições do Poder Judiciário.
O Projeto Cidadania e Justiça na Escola, do TJAC, foi lançado no dia 17 de maio de 2012, pela então Escola Superior da Magistratura do Acre (Esmac), apoiado Associação de Magistrados do Acre (Asmac) e Secretaria Municipal de Educação (SEME).
O projeto busca contribuir para a formação de crianças como agentes multiplicadores de saberes e também proporcionar uma maior aproximação e interação entre o Poder Judiciário e a sociedade, permitindo aos magistrados conhecer melhor a realidade social, através de uma inserção qualificada no cotidiano escolar.
A atuação do Poder Judiciário e de seus membros no papel de auxiliares do processo educativo já se encontra previsto no art. 205 da Constituição Federal e nos art. 1°, §2°, e art. 32, I, da Lei n° 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB), e a cada dia essa participação vem se consolidando nos processos formativos da vida do cidadão.