Mesmo com a democratização da informação através de vários meios e a realização de campanhas, contudo, ainda assim, o assédio é muito difícil de ser combatido
Por definição, o assédio pode ser configurado como condutas abusivas exaradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em perigo o seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho.
Mesmo com a democratização da informação através de vários meios e a realização de campanhas, contudo, ainda assim, o assédio é muito difícil de ser combatido.
Geralmente, o assédio é um problema associado ao silêncio e ao medo da represália ou retaliação, que o trabalhador tem de denunciar o comportamento abusivo, pois existe o temor de sofrer uma nova carga de assédio por ter denunciado.
O Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, foi instituído no dia 2 de maio, uma data voltada à conscientização, prevenção e combate à violência psíquica ou física no ambiente laboral. Deste modo, a divulgação de informações sobre esse tipo violação resguarda a qualidade de vida dos servidores, pois apresenta os instrumentos instituídos para que qualquer conduta nociva seja punida, evitada e fiscalizada.
Em 2022, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução n° 450, que definiu a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação na agenda permanente dos tribunais. Somando-se assim às metas da política formatada em 2020, com a Resolução n° 351/2020, para a melhoria do ambiente organizacional e efetiva proteção contra discriminação.
Desta forma, para marcar a data, o Boletim TJAC veicula uma entrevista com o juiz de Direito Danniel Bomfim, membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do Poder Judiciário do Acre, que aborda as diferentes formas de assédio, além das mais praticadas, que são no aspecto moral e sexual.
Saiba mais, acompanhando o Boletim TJAC desta sexta-feira, 5, às 12h30, nas Rádios Aldeia (96.9 FM) e Difusora Acreana (1.400 AM), integrantes do Sistema Público de Comunicação do Acre. O programa também pode ser acompanhado em tempo real pelos links: difusora.ac.gov.br e aldeiafm.ac.gov.br. Além disso, você pode escutar as edições dos Podcasts do Boletim TJAC nos principais aplicativos de streaming (Spotify, Deezer, Amazon Music etc). Os programas também ficam arquivados na página do TJAC na Internet: www.tjac.jus.br/radio.