Agendas vão ao encontro da visão da Direção do Órgão de Ensino, de valorização, acolhimento e profissionalismo.
Ao oferecer diversos cursos na área de acessibilidade, nestes meses de maio e de junho, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) fortalece a inclusão de pessoas com deficiência. Não por acaso, a visão da Direção do Órgão de Ensino é de valorização, acolhimento e profissionalismo.
Atendimento às Pessoas com Deficiência
O treinamento “Atendimento às Pessoas com Deficiência” é todo na Modalidade EaD – Autoinstrucional. Com carga horária de 6 horas-aula, será realizado entre os dias 11 e 25 de maio.
A atividade tem como público-alvo servidoras(es) e magistradas(os) da Justiça Acreana.
O período de inscrição vai até o dia 8 de maio deste ano. Basta acessar diretamente o link https://escola.tjac.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/listar.xhtml ou o Portal da Escola (https://esjud.tjac.jus.br/), em seguida Inscrições/Agenda. Todas as demais informações, como o cronograma completo, podem ser consultadas no Edital 13/2023.
Conteúdo programático
Deficiência: conceitos; Princípio da pessoa em primeiro lugar; Capacitismo; Atendimento à pessoa com deficiência físico-motora; Barreiras: arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais; Atendimento à pessoa com deficiência visual: conceitos e classificação; Atendimento à pessoa com deficiência auditiva: nomenclatura; Tecnologias Assistivas; Atendimento à pessoa com deficiência intelectual; Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Sócio Ambiental.
Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão
O treinamento “Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão” também é oferecido na Modalidade EaD – Autoinstrucional. Com carga horária 7 horas-aula, vai ser realizado também de 11 a 25 de maio.
A agenda é voltada para o mesmo público-alvo, profissionais do Judiciário Estadual; e a inscrição pode ser feita até o dia 8 deste mês. Mais informações podem ser obtidas no Edital 14/2023.
Conteúdo programático
Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos. Dimensões dos Direitos Humanos. Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil. Aspectos da acessibilidade. Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Acessibilidade nos meios de transporte e à informação e à comunicação. Acessibilidade, legislação e atuação professional. Metodologias de avaliação da acessibilidade. Espaços e diversidade humana. Acessibilidade e Inclusão. Inclusão social das pessoas com deficiência no Brasil.
Inclusão Social e no Trabalho de Pessoas com Deficiência
O treinamento “Inclusão Social e no Trabalho de Pessoas com Deficiência” possui uma carga horária de 20 horas-aula. Estará disponível todo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola. O período de inscrição é igual aos anteriores. Com o mesmo público-alvo das outras atividades, a formação se dará entre 11 de maio e 26 de junho. Demais informações estão disponibilizadas no Edital 15/2023.
Conteúdo programático
Unidade 1 – Perspectivas históricas e teóricas.
Unidade 2 – Capacitismo.
Unidade 3 – Trabalho e pessoas com deficiência.
Unidade 4 – Ações possíveis e tomada de decisão.
GAR
As três agendas estão em consonância com a Resolução Cojus nº 74, de 6 de fevereiro de 2023, que fixa indicadores para a concessão da Gratificação por Alcance de Resultados (GAR) 2023, cujo anexo II informa sobre a necessidade de o(a) servidor(a) realizar 20 h/a de capacitação anual na Esjud ou em cursos credenciados (aprovados) pelo setor.