De acordo com o relatório emitido, a produtividade média da CEPRE obteve um acréscimo de aproximadamente 107,67% no primeiro quadrimestre de 2023, e as movimentações efetuadas cresceram em 120%
Novo relatório divulgado pela Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) do Tribunal de justiça do Acre (TJAC), nesta sexta-feira, 5, confirma que a Central de Processamento Eletrônico (CEPRE), contribui diretamente para a melhoria da prestação jurisdicional.
Com base nas informações obtidas a partir do Sistema Metabase, constata-se um expressivo incremento tanto na quantidade de documentos expedidos quanto nas movimentações realizadas pela CEPRE durante o primeiro quadrimestre de 2023, em comparação com o semestre anterior, o que acarretou no aumento do número de processos arquivados.
De acordo com o relatório emitido, a produtividade média da CEPRE obteve um acréscimo de aproximadamente 107,67% no período em análise. Adicionalmente, as movimentações efetuadas pela Central cresceram em 120%.
No período compreendido entre os meses de julho a dezembro de 2022, a Central foi bem sucedida ao produzir 46.497 documentos e efetivar 163.800 movimentações. Já nos quatro primeiros meses do ano de 2023, o número de documentos produzidos surpreendeu, alcançando a quantia de 96.564, acompanhado de 252.400 movimentações. Tal aumento expressivo, superior a 100% em comparação ao período antecedente, evidencia o êxito das iniciativas empreendidas pela Central.
O levantamento conduzido detectou que diversos fatores contribuíram para esse impulsionamento na produtividade, dentre os quais destacam-se a implementação de novas estratégias, a criação de um plano de metas claramente definidas e a reformulação interna, os quais motivaram de maneira singular os servidores.
Destaca-se ainda, o êxito na migração de não menos que 70.578 processos para a Central, número que corresponde a expressivos 92,67% do acervo das unidades atendidas pela CEPRE, conforme gráfico abaixo:
“A Cepre é um sonho realizado e representa um aprimoramento da gestão do trabalho. Com a finalidade de incrementar a tramitação de processos judiciais por meio da inovação de trabalho, o órgão entrou em funcionamento no Poder Judiciário do Acre em julho de 2022 e desde então tem apresentado resultados satisfatórios”, disse o desembargador Elcio Mendes, superintendente do órgão.
Da mesma maneira, destaca-se a designação de mais 40 servidores para atuar na Central, totalizando 120 servidores, equivalente a um aumento de 50% na dotação de pessoal. Tais medidas, por sua vez, resultando de maneira significativa no acréscimo da produtividade da Central.
Para o Juiz Diretor da CEPRE, Alex Oivane, essa mudança no planejamento estratégico foi de suma importância para garantir o notável aumento exponencial na produção de documentos. “Estamos profundamente gratificados com os resultados obtidos até o presente momento, porém somos sabedores de que ainda existem aprimoramentos a serem concretizados. Continuaremos investindo em boas práticas, a fim de perpetuar a crescente produtividade e manter-nos em constante evolução”, asseverou o magistrado.
Diante desse cenário, é essencial salientar a importância de uma equipe extremamente motivada e comprometida, bem como de um planejamento estratégico criteriosamente elaborado, que não perca de vista o nivelamento das comarcas e a eliminação de eventuais gargalos, pontuou o magistrado.