O resgate da história e a preservação da memória estão fundamentados em boas práticas de gestão documental
O Dia de Memória do Poder Judiciário é celebrado na próxima quarta-feira, 10 de maio. A data foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução n. 316/2020. Portanto, durante toda essa semana, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) irá ampliar a difusão cultural com o destaque de acontecimentos históricos.
Hoje está na nossa rede social o primeiro card da Semana de Memória do Poder Judiciário. Confira em @tjacoficial e deixe sua curtida!
De muitos modos, conhecer é reconhecer. A sobrevivência das imagens e a preservação da memória institucional do Poder Judiciário se concretiza com o acesso ao patrimônio arquivístico, museográfico, histórico e cultural custodiado pela Justiça, promovendo assim cidadania.
Registrar a memória é garantir a longevidade dos fatos, mas é também uma empreitada para permitir a observação dos signos e representações, elevando o pressuposto retrospectivo para o plano presente onde novos conhecimentos e afetos podem se formar. Então, celebrar a memória é fortalecer o elo de pertencimento e referências sobre o trajeto, as instâncias e subjetividades envolvidas na construção da ordem das coisas.
Inclusive, de 15 a 21 de maio será realizada a 21ª Semana Nacional de Museus, assim completando o cronograma deste período com a integração do Palácio da Justiça a programação nacional.