Em atividade há aproximadamente 15 anos, antes da reforma realizavam média de 160 atendimentos mensais, a partir dessas melhorias, a expectativa é que possam realizar até 800 atendimentos por mês
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) prestigiou, nesta segunda-feira, 15, a reinauguração do Setor Multiprofissional do complexo prisional Francisco de Oliveira Conde.
O juiz de Direito Robson Aleixo esteve presente representando o Grupo de Monitoramento de Fiscalização Carcerária e Socioeducativo (GMF) do TJAC. Compuseram também o dispositivo de honra, a procuradora de Justiça adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais do MPAC, Rita de Cássia Nogueira; o promotor de Justiça, Tales Tranin; o presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre – IAPEN/AC, Glauber Feitoza; chefe do Departamento de Reitegração Social do IAPEN Liliane Moura, além de servidores da instituição.
O juiz de Direito Robson Aleixo falou sobre a importância desse espaço e como isso reflete nos serviços do Poder Judiciário. “Esse trabalho da equipe multidisciplinar é de extrema importância. O trabalho multiprofissional tem que ser fortalecido, pois está presente nas três etapas da vida prisional da cada reeducando no presídio, seja na entrada, durante a pena e na saída. Então, esse atendimento feito num ambiente adequado, como esse que está sendo entregue hoje, fortalece todo o sistema de ressocialização. Então, naturalmente reflete no Poder Judiciário, com a melhor condução dos processos, diminui a reincidência, então é de extrema importância que essas equipes tenham uma boa estrutura tanto de local, como de pessoal para fazer esse atendimento”, concluiu.
Glauber Feitoza, presidente IAPEN, também falou sobre como a entrega da reforma dessa estrutura incide nos trabalhos do TJAC. “Estamos reinaugurando todo o Bloco Miltiprofissional. Isso traz mais condições de trabalho para nossos profissionais, que atendem aqui no Complexo em torno de 3,4 mil apenados. A partir desse momento, teremos um atendimento mais qualificado, mais condições de trabalho e junto com o Poder Judiciário, junto com todas as demandas que são inerentes a execução da pena, nós vamos ter mais qualidade do trabalho que é ofertado no cárcere”, completou o presidente do IAPEN.
A chefe do Departamento de Reintegração Social do IAPEN, Liliane Moura comentou sobre a importância dessa entrega na ressocialização dos reeducandos. “É um espaço humanizado e acolhedor, em que a gente pode desenvolver nossos trabalhos profissionais com mais carinho e zelo, então é muito importante esse espaço. Tanto para os profissionais, que passam mais tempo no trabalho do que em casa, como para os reeducandos, que não é porque estão na condição de preso que não precise receber um atendimento qualificado, pois isso também faz parte do processo de reintegração social”.
Em atividade há aproximadamente 15 anos, o espaço do Setor Multipropfissional é o local específico para atendimento das equipes multidisciplinares como assistentes social, psicólogos, pedagogos, mas também utilizados por Cartórios, Defensoria Pública e outros órgãos que tenham a necessidade de fazer atendimento.
Foram realizados serviços de melhoria nas instalações elétrica, hidráulica, logística, cobertura, pintura e esquadrias. Antes da reforma, a média era de 160 atendimentos mensais, a partir dessas melhorias, a expectativa é que possam realizar até 800 atendimentos por mês.