Órgão busca promover a efetividade do Poder Judiciário, garantindo que as decisões judiciais sejam cumpridas de forma ágil e eficiente
O superintendente da Central de Processamento Eletrônico (Cepre), desembargador Elcio Mendes, promoveu a 1ª Reunião de Líderes da Cepre, na Escola do Poder Judiciário (Esjud), em 16 de junho de 2023. O encontro teve a possibilidade de diagnosticar os principais desafios da unidade e conscientizar as servidoras e servidores acerca da importância de utilizar técnicas de gestão para melhorar a produtividade da unidade.
O encontro teve a participação do diretor da Cepre, juiz de Direito Gustavo Sirena, dos diretores de núcleo, e 18 servidoras e servidores da unidade. Na equipe de apoio técnico, estavam o servidor da Corregedoria-Geral da Justiça, Célio Rodrigues, e os servidores da Esjud, João Thaumaturgo, Breno Cavalcante e Júlio Gomes.
A Cepre busca promover a efetividade do Poder Judiciário, garantindo que as decisões judiciais sejam cumpridas de forma ágil e eficiente, ao mesmo tempo em que proporciona um ambiente de trabalho colaborativo e integrado. Essa iniciativa busca otimizar o andamento dos feitos eletrônicos em trâmite nas unidades jurisdicionais atendidas pela central.
O superintendente da Cepre apresentou um panorama da unidade, destacando o trabalho da equipe em sanar os processos com mais de 100 dias sem movimentação, apontando como novos desafios, os processos com mais de 30 e 60 dias sem movimentação. No decorrer de sua exposição, o superintendente apresentou a Teoria de Pareto (também conhecido como regra do 80/20), ou seja, geralmente, apenas 20% das causas são responsáveis por 80% das consequências.
Durante a atividade, foi realizada uma oficina para construção da Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), a fim de identificar os pontos fortes e fracos da equipe. Como resultado desse trabalho, um plano de gestão foi elaborado visando alcançar os resultados esperados.
Reunião de alinhamento com os diretores de gabinetes
Do mesmo modo, na segunda-feira, 26 de junho, foi realizada reunião de alinhamento com os diretores de gabinetes. O encontro teve a participação do superintendente da Cepre, desembargador Elcio Mendes, 11 diretoras e diretores de secretaria e equipe de apoio técnico da Esjud.
O encontro seguiu o mesmo formato do dia 16 de junho, tendo como objetivo a valorização e integração dos servidores, resultando em uma maior sinergia entre as equipes. A construção participativa de soluções resulta na otimização do fluxo de trabalho e garante uma melhor comunicação entre a Cepre e as unidades jurisdicionais, dessa forma, garantir que as decisões judiciais sejam cumpridas de maneira célere e eficaz.
Adriana Cordeiro, dos Juizados Especiais Cíveis, disse que foi a primeira reunião que os diretores de secretaria puderam relatar os problemas apresentados na Cepre e o que precisava mudar. “Ainda há necessidade de comunicação mais direta com os gabinetes quando a Cepre tiver dúvidas sobre as rotinas cartorárias”, ressaltou.
A valorização e integração dos servidores são fundamentais para o sucesso dessas iniciativas, pois permitem que todos os envolvidos se sintam parte do processo de transformação e tenham espaço para contribuir com ideias e sugestões.
O servidor Francisco Wellington Lima da Silva disse que a reunião foi proveitosa pela possibilidade de eles exporem aos gestores sobre as dificuldades. “Ouvimos os desafios que os servidores da Cepre enfrentam diariamente por atuarem em várias áreas. Creio que através da integração plena poderemos melhorar os nossos índices e servir melhor os jurisdicionados”, disse.
Com a implementação desse modelo, a Cepre busca promover a efetividade do Poder Judiciário, garantindo que as decisões judiciais sejam cumpridas de forma ágil e eficiente, ao mesmo tempo em que proporciona um ambiente de trabalho colaborativo e integrado. A central se mantém na vanguarda da inovação tecnológica, contribuindo para a melhoria contínua da prestação jurisdicional em benefício de toda a sociedade.