Projeto RadioAtivo: jovens e adolescentes recebem estrutura educacional e profissional para mudarem de vida

No ano de 2022, foram disponibilizadas 10 emendas parlamentares, no valor total deR$480 mil, a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para realização do Programa RadioAtivo.

Sonhar com futuro melhor e ter instrumentos educacionais e profissionais para realizá-lo, essa é a maior missão e também a oportunidade que o Programa de Desenvolvimento Profissional e Inclusão Social pelo Trabalho, conhecido pela sigla RadioAtivo, fornece aos jovens e adolescentes que participam da ação. Criada em 2019, a ação encerrou mais uma turma de 25 adolescentes, no final de maio deste ano. 

A oportunidade ofertada pelo programa foi abraçada por um jovem, que nessa matéria chamaremos de Kauã para preservar a identidade dele. Ele fez o curso operador de computador e envergonhado contou o quanto a ação auxiliou em seu futuro. “O RadioAtivo foi um programa que fizeram e ajudou bastante gente. Creio que o vou levar para vida”, comentou Kauã.

O programa é fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) com a Federação das Indústrias do Acre (Fieac). Mas, conta com diversas empresas parceiras. 

Adolescentes são encaminhados ao Judiciário do Acre, por diversas instituições, projetos sociais, casas de acolhimento, varas especializadas na Infância e Juventude e pela Divisão de Atendimento Socioeducativo do Acre (Diase). São jovens em situação de vulnerabilidade social e também egressos ou em cumprimento de medidas socioeducativos, que participam das atividades do RadioAtivo.

O Programa fornece capacitação e sensibiliza as empresas a incluírem os adolescentes nas cotas destinadas a jovens aprendizes. Os adolescentes participam de cursos técnico-profissional, ofertados no Senai e Senac, para depois tentarem uma vaga de emprego, na modalidade Jovem Aprendiz, nas empresas parceiras do RadioAtivo, recebendo salário de acordo com a lei.

No ano de 2022, foram disponibilizadas 10 emendas parlamentares, no valor total deR$480 mil, a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para realização do Programa RadioAtivo. Os recursos são empregados para pagar as bolsas de subsídio aos jovens integrantes do Programa.

Com poucas palavras, Kauã, quando foi perguntado se achava que o programa mudou algo nele, logo respondeu: “Meu pensamento… Ixi, o programa mudou muita coisa, não tem como explicar tudo”. E para o futuro, assim como milhões de pessoas, Kauã diz: “meu sonho para meu futuro é ter um emprego bom e ter uma casinha e viver em paz e com saúde”. 

 

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.