Transparência e ampliação de acesso à Justiça são os principais objetivos do Termo de Cooperação firmado entre o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e dez veículos de imprensa, nesta terça-feira, 13
“É um prazer recebê-los aqui, na nossa casa, onde tudo começou há 60 anos” falou a desembargadora presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, com a imprensa acreana, nesta terça-feira, 13, no Palácio da Justiça, local que foi a primeira sede do Tribunal, após a elevação do Acre a categoria de Estado.
O encontro da presidência do Judiciário com veículos de imprensa locais foi para apresentar o selo comemorativo e a programação de aniversário dos 120 anos da Justiça no Acre e 60 anos de instalação do Tribunal de Justiça. Além disso, já como primeira atividade das celebrações foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a imprensa para divulgação de campanhas institucionais de promoção de direitos e garantias fundamentais.
A presidente do TJAC agradeceu a disponibilidade dos meios de comunicação e o trabalho desenvolvido pela imprensa na consolidação dos direitos e da democracia. Por isso, conscientes dessa missão, representantes da Rede Amazônica (TV Acre) e rádio CBN, TV Gazeta, TV Norte, TV 5 e rádio Ecoacre, TV e rádio Boas Novas, TV Rio Branco e rádio Gazeta FM, firmaram o compromisso com o Judiciário.
“Essa união é extremamente importante porque representa um avanço significativo na nossa estratégia de comunicação e transparência. Sabemos que o acesso à informação é fundamental para que a população compreenda o papel do poder judiciário e confie em suas instituições. Ao firmarmos essa parceria com os veículos de comunicação, estamos ampliando nossos canais de comunicação e garantindo que as informações relevantes cheguem a todos os cidadãos”, comentou Ferrari, que estava acompanhada no evento do juiz auxiliar da Presidência Giordane Dourado.
Selo e programação
A Justiça completa 120 anos de atuação no estado e o Tribunal de Justiça do Acre celebra 60 anos de instalação. A presença do Judiciário é marcada pelo Tratado de Petrópolis, que tornou essas terras brasileiras, criando o Território do Acre, em 1903, e a instalação do Tribunal de Justiça ocorreu um ano após o Acre tornar-se Estado, no dia 15 de junho de 1963.
Essa história, com a identificação dessas datas está condensada no selo criado para homenagear o Judiciário. A marca utiliza as cores douradas e a silhueta do atual prédio sede do TJAC. Dessa forma, com simplicidade e força, o selo busca traduzir o desejo da Justiça em continuar engajado na defesa dos direitos de todos e todas e na evolução do Acre.
Aliados ao selo e o termo de cooperação com a imprensa, estão previstas na programação dos 120 anos da Justiça ações para serem executadas entre junho e dezembro deste ano, voltadas para público interno, instituições parceiras e, especialmente, para melhorar os serviços prestados à população, como realização do Projeto Cidadão, instalação de locais de atendimento em municípios e bairros.
Nesta quarta-feira, 14, às 10h, ocorre a sessão solene no Tribunal Pleno, com a presença da instituições parceiras, servidoras e servidores que serão homenageados pelos trabalhos e contribuições feitos à Justiça. Somados a isso será lançada uma revista, promovido um concurso de monografias e feita a exposição itinerante sobre a história do Judiciário.
Comunicação e parceria
A parceria com a imprensa e o Judiciário acreano foi articulada pela Diretoria de Informação Institucional (Diins) do TJAC e aumenta a transparência para as ações da Justiça, assim como, contribuem para as informações sobre o funcionamento do sistema judiciário cheguem a um público mais amplo e diversificado.
A diretora da Diins, Andréa Zílio, celebrou a conquista agradecendo os veículos de imprensa e a equipe de comunicação do TJAC, e destacou a relevância do trabalham que realizam para efetivação de valores e princípios constitucionais.
“É muito simbólico e importante iniciarmos as atividades de comemorações dos 120 anos da Justiça no Acre e os 60 anos de instalação do TJAC, com essa cooperação que busca ampliar o acesso à Justiça, é uma celebração que reafirma o compromisso com o estado”, finalizou.
A divulgação de campanhas institucionais permite que as empresas de comunicação reforcem seu comprometimento social. Essa é uma união que contribui para a construção de uma cultura de respeito aos direitos e deveres de todos os cidadãos, ajudando a fortalecer a democracia e a promover a justiça social.