Visita institucional à Assembleia Legislativa e ao Executivo estadual reforça importância do diálogo com os demais poderes
Ministro e conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizaram uma visita oficial ao estado do Acre durante inspeção no Judiciário acreano. Além das atividades específicas com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a delegação também realizou visita institucional no Executivo Estadual e Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta quinta-feira, 13.
O corregedor nacional da Justiça, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão, junto dos conselheiros, João Paulo Schoucair, Marcello Terto e Silva, Mauro Pereira Martins, Sidney Pessoa Madruga e Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, foi acompanhado também da presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari.
Em um encontro marcado por experiências profissionais e troca de informações, o ministro expressou a importância do diálogo entre os poderes para o fortalecimento do sistema judiciário e o aprimoramento dos serviços prestados à população.
O ministro Luís Felipe ressaltou que as visitas acontecem no intuito de ouvir o Legislativo e Executivo sobre sugestões para o Judiciário, como ambos veem a atuação no estado, e o que pode ser feito para melhoramento dos serviços prestados aos cidadãos. “Neste momento que estamos como equipe no Judiciário acreano, analisando as ações bem desenvolvidas e onde pode ser melhorado, é importante ouvirmos também o Executivo e o Legislativo. Viemos com o time completo para ouvir”, ressaltou.
Durante a visita à Assembleia Legislativa, o ministro e os conselheiros do CNJ foram recebidos pelo presidente da Casa, o deputado Luiz Gonzaga e o primeiro secretário da Casa, o deputado Nicolau Junior. Na ocasião, o anfitrião ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Judiciário acreano. “Temos trabalhado sempre em harmonia, atuando com um bom relacionamento com os outros Poderes, aproximando a Casa da sociedade”, disse o presidente da Aleac.
Depois da visita no gabinete da presidência, o ministro e os conselheiros fizeram questão de ir até o plenário da Aleac para conhecer os painéis em marchetaria, trabalho feito pelo artista Maqueson Pereira.
Em seguida, a comitiva foi recebida pelo governador Gladson Cameli, no Palácio do Governo, onde também visitaram as exposições do local, que conta um pouco da história do Acre. O governador aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do Judiciário e da harmonia entre os poderes.
O ministro do CNJ destacou a relevância desses encontros para a construção de um sistema judiciário mais eficiente e acessível.