Nota de esclarecimento

Sistemas e softwares

A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre, por meio da DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (DITEC), esclarece que os sistemas e softwares são ferramentas dinâmicas, que necessitam de evoluções, correções e atualizações (a exemplo da atualização dos sistemas iOS e Android), estas últimas de suma importância para saneamento de bugs e falhas de segurança, que podem ser exploradas em eventual ataque cibernético, devendo ser corrigidas o mais rápido possível.

As evoluções são as melhorias nas funcionalidades e/ou implementação de módulos, por exemplo, Domicílio Eletrônico, CEMAN Digital, etc.

As correções são necessárias quando uma evolução e/ou atualização ocorrem falhas de processamentos.

Já as atualizações são alterações de versões para que se mantenha o bom funcionamento do sistema como organizar, evitar a vulnerabilidade de acesso indevido à rede, fomentar a segurança de dados, etc. As versões antigas tornam-se vulneráveis, por serem conhecidas por criminosos.

A DITEC tem atuado junto a empresa SOFTPLAN para realizar esses procedimentos de forma a causar o mínimo impacto possível nas rotinas de trabalho, uma vez sendo a infraestrutura do sistema SAJ extremamente complexa, exigindo atenção redobrada, a fim de evitar maior tempo de indisponibilidade. Neste sentido, as atualizações no SAJ geralmente tendem a ter início na sexta-feira em razão da ausência de audiências em todas as varas, distribuição constante, além do fluxo normal do trabalho semanal, momento em que o sistema é menos utilizado, causando menos impacto aos usuários, assim as equipes atuantes podem ter uma janela maior de manutenção, com tempo hábil para realizar rollback (retornar ao status quo) das atualizações/correções/evoluções, como ocorreu com o sistema SEI outrora.

Importante reforçar, que a equipe da DITEC realiza além dessas atividades, outras ações vitais para continuidade da prestação jurisdicional, como o monitoramento 24/7 da sala segura (onde ficam armazenado todos os sistemas e dados deste TJAC), que já ensejou várias ações extra expediente, inclusive em horários noturnos, além de ações de atualização/evolução (https://www.tjac.jus.br/2023/02/tjac-instala-equipamento-de-rede-de-alto-desempenho-para-melhoria-da-prestacao-de-servicos/) que ensejam parada dos sistemas, sempre visando causar o mínimo impacto à prestação jurisdicional, demonstrando o compromisso que a equipe tem para entregar o melhor serviço dentro de suas possibilidades.

Diante disso, considerando a necessidade de realizar correções/atualizações/evoluções dos sistemas, caso sejam realizadas sem o planejamento, zelo e empatia com os usuários, o impacto poderá ser muito maior as pessoas que utilizam o sistema, afetando, consequentemente e diretamente à prestação jurisdicional.

Assessoria | Comunicação TJAC

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