Aniversário de 17 anos da Lei Maria da Penha é celebrado pelo Judiciário acreano

A efetividade da legislação, o conhecimento dos dispositivos e as denúncias são instrumentos de enfrentamento à violência doméstica

O prédio da sede do Tribunal da Justiça do Acre (TJAC) está iluminado na cor lilás anunciando mais uma vez o engajamento da instituição no combate à violência doméstica. Hoje, dia 7, comemora-se 17 anos da Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006), um dos principais instrumentos para a garantia de direitos para as mulheres, com repercussão direta na atuação do Judiciário e aperfeiçoamento de políticas públicas.

Em razão disso, todos os anos são realizadas três edições da “Semana da Justiça pela Paz em Casa”. Então, neste mês será realizado o mutirão de audiências com processos pautados na Lei Maria da Penha, uma agenda nacional promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Foto do prédio sede do TJAC iluminado na cor roxa

 

Desde o início de agosto, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), que tem à frente a desembargadora Eva Evangelista, está com atividades em andamento. Até o momento foi realizado o lançamento da campanha “Respeite meu espaço” na Assembleia Legislativa e atividades educativas na Expoacre. Na feira teve também plantão de atendimento da 2ª Vara de Proteção à Mulher de Rio Branco, no ônibus “Justiça sobre Rodas”.

Rodas de conversa com alunos e professores foram realizadas no Colégio Militar Dom Pedro II e na Escola Estadual Senador Adalberto Sena. Assim, a agenda tem prevista outras ações junto à comunidade, empresas e escolas, a fim de promover a divulgação de informações importantes para a garantia de direitos.

Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.