Judiciário acreano busca promover integração nos serviços e frequência no atendimento para estar ainda mais próximo do cidadão
Com a finalidade de realizar um levantamento de informações para a instalação do Centro de Justiça e Cidadania (Cejuc) e do Ponto de Inclusão Digital da Justiça (PIDJus), que irão oferecer serviços essenciais à população local, uma equipe do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizou visita técnica no município de Santa Rosa do Purus nesta quinta-feira, 24.
A equipe delegada pela presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, foi composta pela Diretora Regional do Vale do Alto Acre, Ana Paula Carrilho, diretora Regional do Vale do Juruá, solange Chalub, diretora de Informação Institucional, Andréa Zílio, o engenheiro Gustavo Ferraz, e o servidor da Diretoria de Tecnologia, Jean Costa.
A equipe foi recebida na Câmara de Vereadores em uma reunião com os vereadores e secretários municipais, onde tiveram a oportunidade de ouvir as dificuldades e desafios enfrentados pela comunidade local.
Durante o encontro, os representantes do Tribunal de Justiça apresentaram as novidades que o Judiciário trará para Santa Rosa do Purus. O Centro de Justiça e Cidadania (Cejuc) tem como objetivo oferecer um espaço físico adequado para a realização de audiências, mediações e conciliações, proporcionando uma resolução mais ágil e eficiente dos conflitos.
Além disso, o Ponto de Inclusão Digital da Justiça (PIDJus) será um local onde a população terá acesso a serviços e informações jurídicas por meio da tecnologia. O permitirá que os cidadãos possam realizar consultas processuais, e outros serviços do Poder Judiciário, bem como dos parceiros: Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Regional (TRT14) e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).
A visita técnica teve como foco principal a análise das condições prediais e de infraestrutura necessárias para o funcionamento adequado das instalações do Cejuc e PIDJus. O engenheiro Gustavo Ferraz, membro da equipe, realizou uma vistoria minuciosa, verificando aspectos predial. Já o assessor técnico da Diretoria de Tecnologia, Jean Costa, avaliou as demandas tecnológicas e a conectividade necessária para garantir o pleno funcionamento.
Durante a reunião na Câmara de Vereadores, Paula Carilho, representante do Judiciário, apresentou o Programa de Integração do Judiciário (PIDJus) e explicou como ele funcionará no município. Ela também ressaltou a missão do Judiciário em implantar o serviço, além de agradecer a parceria da prefeitura e da câmara.
Aproximar o Judiciário da população e oferecer serviços com mais celeridade e qualidade foram aspectos destacados por Solange Chalub, que enfatizou também a importância de um atendimento mais humanizado, que leve em consideração as peculiaridades e necessidades dos moradores de Santa Rosa do Purus.
A prioridade da administração em promover o aprimoramento contínuo na prestação dos serviços oferecidos ao cidadão, foi destaca por Andréa Zílio, que ressaltou ainda a importância do Judiciário em ouvir as demandas da população e buscar soluções eficazes para os problemas enfrentados pela comunidade.
A população
Efrain de Lima Costa, secretário de Administração, também teve a oportunidade de compartilhar suas perspectivas durante a reunião, ressaltando a importância do diálogo entre as diferentes esferas do poder público para enfrentar os obstáculos e promover o desenvolvimento da região.
“Agradecemos muito ao Poder Judiciário do Acre e estamos à disposição para ajudar no que for preciso para servimos nossa população”, disse o vice-prefeito Valdir Genezio Kaxinawa.
“É muito importante termos vocês aqui, para ajudar nosso povo”, disse Denis Augusto Kaxinawa, vereador e presidente da Câmara.
Servidor do Judiciário acreano, Erimar Silva falou das dificuldades de sair e chegar no município e do compromisso da administração do TJAC. “Todos os dias uma pessoa aparece precisando de atendimento, muitas vezes, vai além dos nossos serviços. A Presidência do Tribunal, preocupada com essa situação em melhorar cada vez mais os serviços da Justiça, dá esse importante passo. E essa implantação do PIDJus soma para que os serviços estejam cada vez mais perto do cidadão, disse Erimar.
“Quero agradecer o Tribunal de Justiça que está trazendo uma iniciativa muito importante para o nosso município. O sonho da nossa população é esse acesso aos serviços. “Se vocês não ouvirem a gente, povos indígenas, nosso irmão ribeirinho, não tem como saber das nossas necessidades e nossas dores e não tem por onde começar”, professor João Domingos.
“A Justiça é como o estudo, antigamente era muito difícil, hoje está ficando mais perto. Represento nossa comunidade. Quero trabalhar em conjunto”, ressaltou Paulo Lopes Kaxinawa, secretário de Meio Ambiente.
“Importante vocês estarem aqui, principalmente para as mulheres e as crianças terem mais a ajuda da Justiça. O ribeirinho que chega aqui é difícil, então sair daqui é mais complicado ainda. Estamos abraçando vocês muito felizes”, comentou a vereadora Marlene Kaxinawa.
“Somos desassistidos. A passagem de avião custa R$ 1.600, muita gente fica dias em um barco para chegar em algum lugar. Ter mais chance de resolver as coisas aqui é essencial para população”, frisou o vereador Claudio Lopes.
A reunião na Câmara de Vereadores de Santa Rosa do Purus reforçou a parceria entre o Judiciário e o município, com o objetivo de promover melhorias significativas na vida dos cidadãos. A expectativa é que essa colaboração traga avanços concretos e contribua para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Após a visita técnica, a equipe do Tribunal de Justiça do Acre terá a missão de elaborar um plano de ação para a implantação do Centro de Justiça e Cidadania e do Ponto de Inclusão Digital da Justiça em Santa Rosa do Purus. A iniciativa visa aproximar a Justiça da população, oferecendo serviços mais acessíveis e contribuindo para a promoção da cidadania e da inclusão digital na região.