Implementado progressão de carreira de servidores do Judiciário

A iniciativa, que está em vigor desde o início deste mês de agosto, beneficiará 911 servidores ativos

Em um esforço para reconhecer e valorizar os servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), a administração, sob a presidência da desembargadora Regina Ferrari, está implementando neste mês de agosto, a progressão de carreira conforme o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores do Judiciário acreano.

A progressão e promoção são estabelecidas com base no critério de decurso temporal, ou seja, apenas os funcionários que alcançarem o tempo exigido serão elegíveis para avançar em suas carreiras. Aqueles que atendem aos requisitos serão beneficiados com o desenvolvimento na carreira, o que resultará em uma elevação dos valores que incidem diretamente em seus vencimentos mensais.

É importante compreender a diferença entre progressão e promoção. A progressão funcional refere-se ao movimento vertical do servidor dentro da carreira, permitindo a passagem de uma categoria para outra imediatamente superior, mas dentro do mesmo nível. Por outro lado, a promoção é a passagem do funcionário de um determinado grau para o imediatamente superior da mesma classe, geralmente acontecendo por antiguidade – desde que sejam preenchidos os requisitos, como assiduidade.
Nesse caso, grau é a posição horizontal do servidor na carreira, o qual segue representado por letras, de “A” (A1 a A5, na qual ocorre o ingresso do servidor), “B” (B1 a B5) até a “C” (C1 a C5, última posição horizontal).

Essa iniciativa demonstra o compromisso da administração do TJAC em reconhecer e incentivar o crescimento profissional de seus servidores. A progressão de carreira não apenas valoriza o trabalho e a dedicação dos servidores, mas também incentiva o aprimoramento contínuo e o desenvolvimento de competências, contribuindo para a prestação de um serviço de qualidade à população.

A desembargadora Regina Ferrari destaca a importância dessas medidas para fortalecer o quadro de servidores do TJAC e garantir um judiciário eficiente e eficaz. Ela ressalta que investir no desenvolvimento profissional dos servidores é fundamental para aprimorar os serviços prestados à sociedade e promover a justiça de forma ágil e qualificada.

Segundo a presidente, a administração do TJAC continuará empenhada em implementar ações que beneficiem os servidores e promovam a valorização e o reconhecimento de seu trabalho. A progressão de carreira é uma das formas de incentivar o crescimento profissional e estimular a excelência no serviço público, contribuindo para a construção de um judiciário cada vez mais eficiente e comprometido com a justiça.

Andrea Zílio | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.