Os participantes receberam cartilhas e participarão do concurso de redação, onde unirão a criatividade com os conhecimentos adquiridos no projeto
Nesta semana, as juízas substitutas Bruna Perazzo e Isabela Gouveia realizaram palestras do projeto “Cidadania e Justiça na Escola”. A agenda desafiou as magistradas a falarem sobre os direitos e deveres de maneira lúdica, colaborando assim com a expansão das ações educativas desenvolvidas pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
O bate-papo aconteceu na Escola Estadual Governador José Augusto, situado no município de Tarauacá. As alunas e alunos do 5º Ano conheceram mais sobre o conceito de Justiça, também sobre os três poderes da república, organização, atribuições e a Constituição Federal. No período matutino havia 49 crianças e no período vespertino, mais 53.
A juíza Bruna Perazzo contou que a turma foi muito participativa e interagiram falando sobre vários assuntos que tinham curiosidade. “Foi muito interessante, porque eles contaram que estavam aprendendo sobre a Lei Maria da Penha na disciplina de História, então tiraram dúvidas e foi possível debater sobre questões da atualidade”, conta Perazzo.
A recepção também foi calorosa com a juíza Isabela Gouveia. “Foi uma experiência muito gratificante – poder ter esse contato mais próximo com as crianças e poder mostrar a eles que o juiz está ao lado da comunidade e de portas abertas para ouvi-los. Fiz questão de responder todas as perguntas e, quando falei da minha profissão, quis despertar em cada um o desejo de sonhar, com a consciência de que podem, mesmo diante das dificuldades, alcançar seus sonhos”.
Assim, a juíza compartilha que a experiência é também uma memória importante na sua carreira: “Muitos vieram me abraçar no final! Eu confesso que enquanto estudava para concursos esse era um dos meus sonhos também: fazer palestras nas escolas. E eu pude realizá-lo dessa forma pelo projeto Cidadania e Justiça do TJAC”.