Poder Judiciário do Acre instituiu as duas ouvidorias com intuito de promover um permanente diálogo com a sociedade para colher sugestões e reclamações
Com o objetivo de divulgar os canais de acesso disponíveis para os cidadãos, o Poder Judiciário do Acre intensifica campanha sobre a Ouvidoria da Justiça e Ouvidoria da Mulher. A iniciativa busca facilitar o contato e promover a participação da população, oferecendo diferentes opções de comunicação.
Nos diversos pontos das instalações do Poder Judiciário, tanto na capital como nas comarcas, estão sendo disponibilizados banners com informações sobre os canais de acesso da Ouvidoria da Justiça e Ouvidoria da Mulher. Esses materiais contêm o e-mail e telefone, bem como um QR Code que direciona diretamente para o contato via WhatsApp com Maia, a assistente virtual da ouvidoria, que está disponível 24 horas por dia.
Através do aplicativo Whatsapp, os cidadãos podem utilizar a funcionalidade de comunicação instantânea e sem interrupções para realizar reclamações, sugestões ou até mesmo elogios aos serviços prestados. A presença do Chatbot da Ouvidoria, representado por Maia, permite uma interação ágil e eficiente com a população.
O Tribunal de Justiça do Acre conta com dois ouvidores responsáveis por receber e encaminhar as demandas recebidas pelos canais de comunicação. O desembargador Júnior Alberto, é o responsável pela Ouvidoria da Justiça, e a desembargadora Eva Evangelista, fica à frente da Ouvidoria da Mulher. Ambos desempenham um papel fundamental na promoção do diálogo entre a instituição e a sociedade.
Através desses canais de comunicação, os cidadãos têm a oportunidade de expressar suas preocupações, fazer sugestões e contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Poder Judiciário.
É importante ressaltar que o atendimento via WhatsApp com Maia, a assistente virtual, está disponível 24 horas por dia, enquanto os outros canais de acesso têm horário de expediente do Tribunal de Justiça do Acre, das 7h às 14h.
Segundo o desembargador Junior Alberto, “a campanha da Ouvidoria da Justiça e Ouvidoria da Mulher no Acre tem como objetivo fortalecer o relacionamento do Poder Judiciário com a sociedade, oferecendo canais de comunicação acessíveis e eficientes”.
Ele diz ainda que ao disponibilizar diferentes opções para o contato, a iniciativa busca garantir que os cidadãos tenham suas demandas ouvidas e atendidas de forma adequada, contribuindo para a transparência e aperfeiçoamento dos serviços judiciários.