Anúncio foi feito pela presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, durante visita às comarcas de Xapuri e Epitaciolândia, que terão fóruns revitalizadas, e Brasileia que terá novo prédio
Na segunda-feira, 21, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, acompanhada da coordenadora da Infância e Juventude (CIJ), desembargadora Waldirene Cordeiro, de diretoras e técnicos da administração, realizou uma visita oficial aos fóruns das comarcas de Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia.
Durante a visita, foram anunciadas a progressão na carreira dos servidores neste mês de agosto, e importantes melhorias com a revitalização das instalações dos fóruns de Xapuri e Epitaciolândia, bem como a assinatura da ordem de serviço para 2ª etapa da construção do fórum de Brasileia, que funcionará no Centro Administrativo da cidade.
A comitiva do Tribunal de Justiça foi recebida pelos magistrados(as) e servidores(as) das comarcas, que expressaram sua satisfação com a visita e a atenção dada à estrutura física dos fóruns, bem como ao desenvolvimento profissional dos profissionais do Judiciário. Acompanharam a presidente as diretoras de Logística, Larissa Montilha, da Regional do Vale do Alto Acre, Paula Carrilho, de Informação Institucional, Andréa Zílio, o arquiteto, Flávio Soares, o secretário de Relações Públicas e Cerimonial, Angelo Douglas, e a secretária da CIJ, Jhennyfer Andrade.
Durante a visita, a presidente Regina Ferrari destacou a importância das reformas nas instalações dos fóruns, ressaltando que tais melhorias são essenciais para proporcionar um ambiente de trabalho adequado e confortável tanto para os servidores quanto para os magistrados e para a população que busca a Justiça. Ela também enfatizou a valorização dos servidores como peça fundamental para o bom funcionamento do Poder Judiciário.
“Estamos empenhados em oferecer condições dignas de trabalho para nossos servidores e magistrados, pois reconhecemos o seu papel fundamental na efetiva prestação jurisdicional. As reformas das instalações dos fóruns são um passo importante para garantir um ambiente adequado, acolhedor e eficiente para todos. Além disso, a progressão na carreira dos servidores é uma forma de reconhecermos e valorizarmos seu empenho e dedicação”, afirmou a desembargadora Regina Ferrari.
Na ocasião, a coordenadora da CIJ, desembargadora Waldirene Cordeiro também pediu o apoio das servidoras e servidores, magistradas e magistrados no projeto Cidadania e Justiça na Escola, que foi lançado nos três municípios.
Melhorias nas instalações
A presidente do Tribunal de Justiça também destacou a importância da parceria com o Poder Executivo Estadual para viabilizar os recursos necessários para as reformas. Ela ressaltou que o investimento na infraestrutura do Judiciário é fundamental para a melhoria da prestação jurisdicional e para a garantia dos direitos dos cidadãos.
Durante a visita, foram apresentados os projetos de reforma e modernização dos fóruns das comarcas de Xapuri, Epitaciolândia, aos servidores e juízes que atuam nos municípios, Luis Gustavo Alcade e Joelma Ribeiro, respectivamente. As obras incluirão melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, acessibilidade, climatização, segurança e tecnologia, visando proporcionar mais eficiência e conforto aos servidores e usuários do sistema judiciário.
Além das reformas, a presidente do Tribunal de Justiça anunciou a progressão na carreira dos servidores, reconhecendo o esforço e a dedicação dos profissionais que atuam no órgão.
Novo fórum
Em Brasileia, a presidente foi recebida pelo juiz de Direito, Clóvis Lodi e o juiz de Direito Substituto, Jorge Luiz, na atual instalação do fórum, que já foi atingido pelas enchentes no município. Juntos, eles visitaram o local da obra do Centro Administrativo, que abrigará as novas instalações do fórum no município. Na ocasião, ela assinou a ordem de serviço para a 2ª etapa da obra.
A escolha do local se deu para proporcionar aos servidores e população maior segurança, ambientes modernos, parta alta da cidade, próximo ao Ministério Público Estadual.
A construção é de 721,65 m2 que serão somados aos 919,0m2 da primeira etapa já em construção, totalizando 1.740,65 m². Na segunda etapa, o investimento é de R$ 1,9 milhão, com recursos 100% do TJAC.
Somados, o valor total da obra é de R$ 4 milhões. A previsão é que a entrega das duas fases em conjunto seja feita em fevereiro de 2024.