Os profissionais serão capacitados para subsidiar a execução de políticas públicas e ações estratégicas de combate ao crime
Na manhã desta quarta-feira, 2, foi realizada a Aula Magna da pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão e Governança em Segurança Pública. Na ocasião, o desembargador Roberto Barros representou a presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e a diretoria da Escola do Poder Judiciário (Esjud).
A formação será realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Participarão do curso 46 policiais militares, policiais civis e bombeiros com o foco no enfrentamento da criminalidade violenta.
O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Pública. O desembargador Roberto Barros discorreu sobre o impacto da violência no cenário acreano, pontuando a importância da segurança para o desenvolvimento do estado. “A pós-graduação representa um salto de qualidade em que será possível entregar mais soluções, gerir melhor as instituições e aperfeiçoar a atividade fim”, assinalou.
O coordenador do Centro Integrado de Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), delegado Fabrizzio Sobreira, discursou sobre os desafios da unidade, reafirmando o propósito de desenvolver a comunhão de esforços para o aperfeiçoamento do ensino e pesquisa.
O coordenador geral da FGV, Márcio Colmerauer, já atuou como subsecretário de Segurança no Rio de Janeiro, deste modo explicou como sua experiência está sendo direcionada à estruturação de um trabalho permanente de capacitação. Ele afirmou que este é um programa emblemático, porque a segurança pública é um tema transversal, que impacta várias áreas da sociedade brasileira.
Em consonância, a procuradora-geral do estado, Janete Melo, referenciou o elo entre a gestão pública e o aprimoramento funcional, concatenando aos resultados esperados, ou seja, uma melhor atuação. Nesse sentido, a representante do Ministério da Justiça, Larissa Brito, discursou sobre o Eixo de Valorização Profissional, em que o investimento do Fundo Nacional de Segurança tem se materializado com obras, materiais e capacitações, como essa pós-graduação que se inicia.
Por fim, o secretário de segurança coronel José Américo Gaia cumprimentou os discentes e corpo técnico, destacando que o curso foi um sonho gestado desde a gestão anterior, com a missão de agregar valor à resposta prestada pelos militares e civis, o qual servirá também para a ascensão na carreira funcional. Explicou ainda que a estrutura curricular foi customizada/atualizada para a realidade acreana.
A solenidade encerrou-se com a entrega de condecorações.