Desembargador Junior Alberto tomou posse como membro efetivo e presidente do TRE e reafirma compromisso com independência judicial, zelando pela integridade das decisões proferidas por este Tribunal
No final da tarde desta quinta-feira, 10, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Luis Camolez, representou o Poder Judiciário do Acre na solenidade de posse do desembargador Júnior Alberto como membro efetivo e novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).
A cerimônia, realizada na sede do TRE, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, os desembargadores Waldirene Cordeiro e Roberto Barros, magistradas e magistrados.
A solenidade foi presidida pelo desembargador Laudivon Nogueira, que assumiu interinamente a presidência do Tribunal Regional Eleitoral durante a cerimônia. O juiz membro do TRE, Leandro Gross, em seu discurso, destacou a trajetória do desembargador Júnior Alberto, ressaltando sua atuação exemplar ao longo dos anos.
“Nessa noite, só podemos imaginar o quanto o senhor está feliz por mais essa etapa de uma carreira brilhante. O senhor tem deixado sua marca no sistema judicial do Acre”, afirmou Gross, que discorreu sobre a carreira do desembargador que iniciou sua vida de servidor público em 1991, quando trabalhou no TRE como auxiliar judiciário.
Nascido em Brasileia, graduado pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e iniciando sua carreira como juiz de Direito em Sena Madureira em 1996, Leandro Gross ressaltou que o novo presidente do TRE sempre demonstrou competência e dedicação ao longo de todos esses anos.
Durante seu discurso, o vice-presidente Luis Camolez transmitiu o abraço da presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, que teve sua ausência justificada, desejando sabedoria ao novo presidente do TRE nessa nova empreitada e desejando-lhe sucesso em sua gestão. “A posse do desembargador Júnior Alberto representa um marco importante para o Poder Judiciário do Acre, fortalecendo a parceria entre os dois órgãos e reforçando o compromisso com a justiça e a democracia no estado”, ressaltou.
O desembargador Junior Alberto reafirmou em sua fala, o seu compromisso com a independência judicial, respeitando a autonomia de cada magistrado e zelando pela integridade das decisões proferidas por este Tribunal, e também chamou a população a contribuir.
“Conclamo a todos os cidadãos do Estado do Acre a somarem-se a nós nessa caminhada, construindo juntos um futuro mais justo e democrático. A Justiça Eleitoral somos todos nós, e é somente com a participação e o comprometimento de cada um que alcançaremos o bem comum”, frisou.
O novo presidente do TRE também falou de como pretende conduzir sua gestão. “Que esta gestão seja marcada pelo diálogo, pelo respeito às diferenças e pelo fortalecimento de nossa democracia. Unidos, podemos superar desafios e construir um Estado do Acre mais próspero, justo e solidário”.
O Tribunal Regional Eleitoral tem um papel fundamental na condução de eleições livres e justas, garantindo a lisura e a transparência do processo eleitoral.
Renovando sua gestão, o TRE do Acre dá continuidade ao seu compromisso de assegurar a imparcialidade, a eficiência e a celeridade nos processos eleitorais, bem como a promoção da igualdade e a garantia dos direitos políticos de todos os cidadãos acreanos.