Realização de audiências públicas é uma ferramenta essencial para o fortalecimento da democracia
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Luís Camolez, participou nesta sexta-feira, 18, em Epitaciolândia, de audiência pública sobre a Economia e Sociedade na Regional do Alto Acre. O evento, realizado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), proporcionou oportunidade de um amplo debate de forma transparente, entre representantes de diversas instituições, sobre a economia da região.
Além da participação dos deputados estaduais, senadores, deputados federais, vereadores e prefeitos, estiveram presentes representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac), Companhia de Armazens Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e de diversos outros setores ligados aos interesses econômicos da localidade.
Em seu pronunciamento, o desembargador Camolez expressou o reconhecimento pela iniciativa da Assembleia Legislativa por promover o evento. “Quero dizer que me faço presente, representando a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, que reconhece a importância do que ocorre aqui hoje. A realização de audiências públicas é uma ferramenta essencial para o fortalecimento da democracia e para o exercício da transparência e participação ativa dos cidadãos nas decisões que impactam suas vidas e comunidades”, disse.
Para ele, a necessidade da audiência pública reside no fato de que ela propicia um espaço para uma discussão ampla e inclusiva, onde vozes de todos os segmentos da sociedade podem ser ouvidas. “É uma oportunidade para que as autoridades compreendam as demandas e preocupações da população, para que possamos encontrar soluções conjuntas e construir um futuro melhor para todos. A transparência é um dos pilares fundamentais da democracia e é por meio da participação ativa e informada da sociedade que podemos garantir que as decisões sejam tomadas de forma justa e equilibrada. As audiências públicas permitem que todos os envolvidos tenham acesso às informações relevantes, debatam ideias e apresentem propostas que possam ser consideradas na formulação de políticas públicas”, completou.
Como parte da programação do Alto Acre, foi oferecido ainda, através da Escola do Legislativo Acreano, uma Oficina Intensiva de Técnica Vocal com ênfase em afinação, harmonia e impostação. A Oficina de Técnica Vocal que faz parte do Projeto CantALEAC, desenvolvida pela Escola do Legislativo Acreano e tem como objetivo a formação de pessoas tecnicamente capacitadas em relação ao uso adequado do aparelho fonador, bem como de todos os mecanismos do corpo humano necessários ao seu uso correto.