Ações nas escolas têm o objetivo de sensibilizar, orientar e prevenir os estudanres a respeito da violência contra a mulher, como uma medida de prevenção no combate a esse crime
Atitudes que se enquadram como violência de gênero; sobre alguns indicadores oficiais que mostram como esse tipo de violência é expressiva na sociedade; formas que os estudantes podem contribuir para combater esse tipo de situação; sobre as principais leis do país para reprimir os crimes dessa área; entre outros temas são abordados constantemente nas escolas através de palestras com equipes representantes da Rede de Proteção à Mulher.
Para tratar sobre o assunto com o intuito de fortalecer essas ações nas unidades educacionais, a coordenadora estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Eva Evangelista, recebeu nesta quinta-feira, 10, visita da secretária de Estado da Mulher, Márdhia El Shawwa; do secretário adjunto de Educação, Reginaldo Prates; além de equipes da Comsiv e dos demais órgãos presentes.
“Educação é primordial. Nós estamos aqui para cooperar no que pudermos. É extremamente prazeroso conversar com representantes da Secretaria da Mulher e também da Educação, pois vejo o quanto o trabalho de vocês é multidisciplinar”, disse a desembargadora Eva Evangelista, que também coordena a Ouvidoria da Mulher do TJAC.
Entre os assuntos foram tratados ainda sobre o Fórum Estadual de Implantação de Políticas para Mulheres , continuidade de programas sobre a violência contra a mulher em escolas da rede pública de ensino, o Projeto Lei Maria da Penha nas escolas, além da necessidade de profissional multidisciplinar, importância da educação no enfrentamento à violência e compartilhamentos de experiências sobre as ações na área.
A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El Shawwa enfatizou que a educação tem papel importante na prevenção da violência contra a mulher, e o secretário adjunto destacou que a conversa foi de suma importância