Desembargador Arquilau de Castro Melo foi um grande fomentador do projeto que é realizado há mais de 28 anos pelo Poder Judiciário do Acre
Completando 119 anos, o município de Cruzeiro do Sul recebeu mais uma edição do Projeto Cidadão, realizada pelo Poder Judiciário em celebração à data, e também pelos 120 anos da Justiça no Acre e 60 anos de instalação do Tribunal de Justiça (TJAC) no Estado.
Presente nas atividades realizadas pelo Judiciário durante a semana no município, o desembargador aposentado, Arquilau de Castro Melo, idealizador do projeto, fez questão de visitar a ação junto a presidente do Tribunal, desembargadora Regina Ferrari, a coordenadora do projeto, desembargadora Eva Evangelista, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, as desembargadoras Denise Bonfim e Waldirene Cordeiro, o também vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Laudivon Nogueira, diretor da Escola do Poder Judiciário, desembargador Elcio Mendes.
Durante quatro dias, o Projeto Cidadão estendeu suas ações para a comunidade Santa Luzia e para a cidade de Cruzeiro do Sul, com a Escola Comandante Bras de Aguiar servindo como ponto de encontro para a realização de diversos serviços essenciais à população. O projeto, que nesta edição teve a parceria do TRE, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação, Prefeitura de Cruzeiro do Sul e outros, já se consolidou como um marco na promoção do acesso à justiça e à cidadania, ofereceu serviços como emissão de documentos, orientações jurídicas, entre outros.
A presença do desembargador Arquilau de Castro Melo e demais autoridades do TJAC reforça o compromisso do Poder Judiciário em estar próximo da comunidade e em promover a inclusão social por meio do acesso aos serviços essenciais.
A coordenadora do projeto, Eva Evangelista, expressou sua gratidão pela colaboração de todos os envolvidos e destacou a importância dessas ações para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, relembrando o início do projeto que existe há mais de 28 anos.
“Me recordo que o então prefeito Jorge Viana procurou o Tribunal com a necessidade da emissão de certidão para a população. Ali nasceu aquela ideia de levar a documentação de uma forma institucionalizada. E a partir de então, contou com o apoio de todos os presidentes. E hoje tem esse abraçar”, disse Eva Evangelista.
A partir da necessidade apresentada pelo Executivo municipal, o desembargador Arquilau pensou em um projeto com formato ainda mais amplo e diverso, envolvendo vários parceiros.
A presidente do TJAC, Regina Ferrari, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Projeto Cidadão e enfatizou a relevância de levar os serviços do judiciário diretamente para as comunidades, contribuindo para a resolução de problemas e para a garantia dos direitos dos cidadãos.
“O Projeto Cidadão, ao unir esforços do Poder Judiciário e instituições parceiras, reforça o compromisso com a justiça, a cidadania e o bem-estar da população do Acre. A visita do desembargador Arquilau de Castro Melo e dos demais membros do TJAC fortalece a parceria entre a justiça e a sociedade, evidenciando que juntos é possível construir um futuro mais justo e inclusivo para todos”, disse Ferrari.
Esta edição do Projeto Cidadão em Cruzeiro do Sul reafirma o compromisso do Poder Judiciário em ser um agente de transformação social, levando os serviços e a justiça até aqueles que mais necessitam, contribuindo para a construção de um estado e de uma nação mais justa e igualitária.