A aprendizagem é um processo para toda a vida, as crianças podem desenvolver um forte senso de justiça e cidadania por meio de suas experiências escolares
Mais uma edição do projeto da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) foi realizada na Escola São José de Cruzeiro do Sul. Na última quinta-feira, 19, o juiz Mateus Pieroni conversou com as alunas e alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental.
Aproximadamente 70 estudantes participaram da atividade educativa. O magistrado interagiu com o público lançando perguntas e seguindo a metodologia pedagógica sugerida pela Cartilha da Justiça, material didático que foi distribuído gratuitamente para a unidade escolar.
No pátio da escola, o juiz percorria as mesas do pátio superando a timidez de alguns e alcançando todos os participantes que se envolveram entre risadas e músicas. A dinâmica foi mais que uma palestra, lembrou o que ocorre em programas de auditório, só que aqui a pauta era cidadania, direitos, deveres e alegria.
“O projeto do tribunal é magnífico. As crianças interagiram muito e o clima era o melhor possível. Um ambiente revigorante para todos que participaram. Na oportunidade, tive o privilégio de contribuir para a formação das crianças da Escola São José tratando das funções de cada uma das entidades representativas da sociedade civil, além de falar da principal lei que versa sobre a proteção das crianças e adolescentes, que é o ECA”, sintetizou Pieroni.
Anteriormente, a juíza de Direito Adamárcia Machado, titular da 2ª Vara Cível de Cruzeiro do Sul, foi voluntária e conversou com as turmas do período matutino. Deste modo, a agenda se completou com a palestra do juiz Mateus Pieroni.