Desde a criação do projeto há 5 anos, as pessoas que estavam participando não reincidiram nos atos infracionais
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participou na última quinta-feira, 21, de mais uma ação promovida pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap). A palestra para grupos reflexivos de pessoas em cumprimento de medida cautelar ou em alternativas penais contou com a presença do juiz de Direito titular 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar da Comarca de Rio Branco, Alesson Braz.
Em seu discurso, o magistrado frisou que o judiciário está sempre preparado para receber todas as pessoas, não importa o tipo de infração.
A chefe do departamento de Reintegração Social, Ingrid Suarez, destacou a grande participação do judiciário. “A participação do judiciário é importante em nossas ações, pois fortalece o que a gente vem fazendo enquanto Central Integrada de Alternativas Penais. O judiciário próximo, conhecendo os casos, falando um pouco do que espera das pessoas, tira muitas dúvidas das participantes e dos participantes”, disse.
O TJAC é parceiro do projeto desde a criação dele, em 2018, que visa a redução do encarceramento por meio do acompanhamento e fomento ao processo de responsabilização das pessoas em alternativas penais. Essa formação é benéfica, expressiva e de grande importância para a sociedade e acontece para que as pessoas reflitam sobre os atos infracionais, além de cumprir uma decisão judicial.