Toda a ação, que contou com distribuição de mensagens motivacionais e de cactos, aconteceu no prédio-sede do TJAC e será levada também aos demais prédios do Poder Judiciário, na capital
Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que tem a finalidade de conscientizar as pessoas com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que todas e todos busquem e ofereçam ajuda.
Nesse contexto, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Gerência de Qualidade de Vida, realizou nesta terça-feira, 26, ação para abordar a questão do tema e reduzir o estigma associado à saúde mental e promover soluções e apoio para aqueles que lutam contra pensamentos suicidas.
Toda a ação, que contou com distribuição de mensagens motivacionais e de cactos, aconteceu no prédio-sede do TJAC e será levada também aos demais prédios do Poder Judiciário na capital.
Para o desembargador Luís Camolez, coordenador do Comitê Gestor Local de Atenção à Saúde do Poder Judiciário do Acre, a ação significa muito às servidoras e servidores do Judiciário e ao público em geral.
“Hoje nós estamos aqui no Tribunal de Justiça realizando a campanha do Setembro Amarelo, que é uma prevenção ao suicídio. Essa campanha foi desencadeada pela Gevid, da qual sou coordenador. E significa muito. Nós temos casos de suicído, infelizmente, crescendo na nossa sociedade. Nós devemos, quanto órgão público, começar a divulgação desse trabalho aqui no nosso tribunal”, disse.
A servidora Alessandra Araújo enfatizou ser de grande importância essa política institucional do Tribunal de Justiça, quanto ao incentivo da informação e ainda a preocupação com o bem-estar e qualidade de vida do servidor.
“O Setembro Amarelo representa muito o que está no interior do servidor. Muitas vezes precisamos de palavras de apoio, atitudes de apoio para conseguir sair de uma fase ruim. Nós temos uma instituição que se preocupa, que atende os anseios das pessoas. Essa atividade me deixa muito feliz, com esse caminhar da instituição, esse olhar as servidoras e servidores” , enfatizou.
O gerente da Gevid, Ronei Gomes ressaltou que parece ser simbólico uma simples mensagem, mas pode fazer diferença no dia a dia da pessoa. “É conscientizar, levar a ação relativa ao Setembro Amarelo, trazendo palavras de carinho, afeto, amor e harmonia. Não só para os servidores, para os magistrados, mas para todos. Parece simbólico, uma simples mensagem, mas é acalentadora, acolhe. A nossa iniciativa é essa e está sendo uma boa ação. Todo mundo está recebendo da melhor forma possível e desejamos sorte para todos. Que continuem lutando pela vida, pela saúde e que leve esse sentimento para o restante da família”.