Judiciário acreano retoma ações de conscientização nas escolas, com novos parceiros e de forma presencial
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), lançará o programa “Conscientização pela Paz no Lar” nesta quinta-feira, 5, às 14h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC).
O evento será marcado pela assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Interinstitucional entre o TJAC, (OAB/AC), Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), Ministério Público do Acre (MPAC) e a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).
Além da solenidade, haverá a presença de 200 estudantes das escolas selecionadas para receber as atividades do programa.
O que é o programa Conscientização pela Paz no Lar ?
Conhecido como “Conscientização pela Paz em Casa”, o programa retoma suas atividades com novo nome, novos parceiros e de modo presencial. O objetivo é promover, por meio de palestras, dentro das escolas, reflexão entre os estudantes sobre a violência contra à mulher.
A ação educacional pretende contribuir para a formação dessas crianças e adolescentes, tornando-os cidadãos capazes de dialogar sobre o tema, identificar e denunciar a violência doméstica.
Nesta edição do programa, as ações irão ocorrer em Rio Branco, exclusivamente para estudantes do primeiro ano do ensino médio. E contemplará as escolas: Sebastião Pedrosa, Santiago Dantas, Clícia Gadelha, José Ribamar Batista e Glória Perez.
As atividades começarão a partir da próxima segunda-feira, 9, e se estenderão até novembro, com a campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência”, quando serão selecionadas as melhores redações que terão como tema “Estratégias para quebrar o Ciclo da Violência Doméstica”. Os melhores colocados no concurso serão contemplados com prêmios e visitas às instituições do Poder Judiciário acreano.