Alunas e alunos do 5º ano da Escola São José participaram da atividade, conduzida pelo juiz de Direito Marcos Rafael, na quarta-feira, 4
Uma aula diferente, fora da sala. As crianças no pátio, mas tratando de assuntos importantes para o processo educativo e a formação de cidadãs e cidadãos. Assim foi a palestra do ministrada pelo juiz de Direito Marcos Rafael pelo Projeto “Cidadania e Justiça na Escola”, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), na quarta-feira, 4, na Escola São José, em Cruzeiro do Sul.
Este ano, a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAC ampliou o projeto para atender as cidades do interior, realizando a ação em Mâncio Lima, Capixaba, Tarauacá, Epitaciolândia, Feijó, Acrelândia, Plácido de Castro e Cruzeiro do Sul. O público-alvo são as alunas e os alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Nos encontros são abordados os conceitos de cidadania, direitos da criança e do adolescente, a função dos três poderes (Judiciário, Executivo e Legislativo), a importância dos órgãos de segurança e da defesa dos interesses da sociedade, como é o caso do Ministério Público e Defensoria Pública.
O juiz de Direito Marcos Rafael, que já participou de outras edições, em Rio Branco, Mâncio Lima e Feijó, destacou a relevância da atividade. “A atividade tem a importância de, além de aproximar as crianças do Poder Judiciário, levando-lhes o conhecimento acerca de como funciona o Estado, ressaltar também a importância de que elas sejam agentes ativos na transformação da sua realidade, por meio do estudo e da consciência de seus direitos e deveres”, disse o magistrado.