Ação prevê fortalecimento do atendimento ao cidadão, por meio da inserção de acadêmicos nas atividades de melhoria dos serviços oferecidos pela Central de Atermação do Poder Judiciário do Acre
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e as instituições de ensino superior firmaram Termo de Compromisso com o objetivo de atuarem em conjunto no projeto Mariri, fortalecendo o atendimento ao cidadão, por meio da inserção de acadêmicos nas atividades de melhoria nos serviços oferecidos pela Central de Atermação do Poder Judiciário do Acre.
A parceria foi oficializada com a assinatura do Termo de Compromisso na segunda-feira, 16, entre a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, e os representantes das seguintes instituições de ensino: Anhanguera, Estácio Unimeta, Unama e Uninorte.
A cooperação técnico-institucional entre o TJAC e as instituições de ensino, pretende promover o aperfeiçoamento por meio da realização de estágios não obrigatórios e o incremento de atividades de pesquisa e serviços aos alunos em formação superior.
O Projeto Mariri foi modelado e estruturado com o propósito de integrar o Poder Judiciário às instituições de ensino superior que oferecem o curso de graduação em Direito. Seu foco principal é aprimorar os serviços oferecidos pela Central de Atermação do Poder Judiciário do Estado do Acre (PJAC), responsável pelo recebimento e encaminhamento inicial das demandas judiciais.
Diante desse contexto, tornou-se necessário que as instituições parceiras organizassem o planejamento de alocação dos estudantes, estabelecendo quantitativos e fluxos. Assim, o presente Termo de Compromisso foi celebrado entre o TJAC e as instituições participantes para definir as responsabilidades de cada uma.
Os alunos terão a oportunidade de vivenciar na prática o funcionamento do Poder Judiciário, contribuindo para seu aperfeiçoamento acadêmico e profissional. Além disso, o TJAC poderá contar com o auxílio dos estagiários na Central de Atermação, o que possibilitará uma maior agilidade e eficiência na prestação dos serviços judiciais.
“Essa parceria é um passo importante para a integração entre academia e judiciário. Essa parceria promoverá o intercâmbio de conhecimentos e experiências, fortalecendo a formação dos futuros profissionais do Direito e contribuindo para a melhoria do sistema de justiça no estado do Acre”, disse a desembargadora.