Entre fevereiro e setembro de 2023, as correições em todas as Comarcas do Poder Judiciário Acreano possibilitaram maior contato da Corregedoria-Geral com as Unidades Judiciárias
A Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) do Poder Judiciário do Acre atingiu 100% das correições gerais ordinárias no âmbito Judicial, para o exercício 2023. Foram realizadas no total 63 correições gerais ordinárias, sendo 59 nas unidades judiciárias de 1º Grau, mais duas na 1ª e 2ª Turmas Recursais, bem como nos dois Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc) da Comarca de Rio Branco, localizados na Cidade da Justiça e no Fórum Barão de Rio Branco.
Entre fevereiro e setembro de 2023, a Coger realizou visitas institucionais em todas as comarcas instaladas e unidades jurisdicionais. A primeira unidade judiciária visitada foi a Vara de Delitos de Organizações Criminosas, e as últimas foram as três Varas de Família, todas da Comarca de Rio Branco.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, avaliou as correições de forma positiva e fez um balanço das atividades desenvolvidas ressaltando que “para além das atividades fiscalizatórias e correcionais, as Correições Gerais Ordinárias possibilitam o diálogo entre a Corregedoria, Magistrados, Servidores, Colaboradores, Membros de Ministério Público e Defensoria Pública, viabilizando ainda, que por meio desta, se promova boas práticas para fins de aperfeiçoamento da prestação jurisdicional”, o que considera de primordial importância.
Em cada visita, foram realizados diálogos com magistrados e servidores, possibilitando o contato da Corregedoria-Geral com as unidades, sanando dúvidas, transmitindo recomendações necessárias ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, pontuando aspectos do Relatório de Correição, além de receber eventuais demandas e dificuldades das Unidades para fins de encaminhamento à Presidência do TJAC.
As correições gerais ordinárias são anualmente realizadas em atendimento à determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e em consonância ao Provimento nº 16/2016 da Corregedoria-Geral da Justiça.
No decorrer das atividades correcionais, a Coger contou com a parceria da Escola do Poder Judiciário (Esjud), por meio do Programa Saber sem Fronteiras, quando, simultaneamente ao período de correição, se realizavam as capacitações promovidas pela escola, sob direção do desembargador Elcio Mendes.
Participaram das correições gerais ordinárias, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, o juiz auxiliar da Coger, juiz de Direito Alex Oivane, bem como a equipe da Gerência de Fiscalização Judicial (GEFIJ), sob supervisão da gerente Rafaella Mezerhane, com apoio das servidoras Suely Cordeiro, Naschara Pelicer e Katiuzya Dalacosta.