Esta edição é dedicada a discussão de temas como a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário
O salão de espetáculos do Teatro Amazonas sediou o VIII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) nesta quarta-feira, 8. O principal símbolo cultural e arquitetônico do estado recebeu a solenidade, que reuniu os gestores das cortes estaduais brasileiras, magistradas e magistrados, servidoras e servidores da Justiça, e autoridades amazonenses.
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, participou da agenda que se iniciou com palestra proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Mauro Campbell, e pelo ministro do STJ e corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão.
A anfitriã da cerimônia foi a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha. Ela falou sobre o valor dessa oportunidade: “esse é um marco significativo para a nossa comunidade jurídica, pois celebramos o espírito de colaboração e cooperação do Judiciário brasileiro em prol da Justiça, dos cidadãos e do jurisdicionado, objetivos que nos unem neste evento”.
A presidente do TJAC ressalta que o encontro do Consepre desempenha um papel fundamental no fortalecimento do sistema judiciário do nosso país. “É um espaço de diálogo e troca de experiências entre os líderes dos tribunais, onde podemos discutir os desafios enfrentados pelo Poder Judiciário e buscar soluções conjuntas para melhorar a entrega da justiça aos cidadãos brasileiros. Ele permite que os presidentes dos tribunais compartilhem boas práticas, conheçam as demandas e realidades de outras regiões do Brasil e estabeleçam parcerias estratégicas”, disse Ferrari.
A programação continuará com palestras e conferências no Plenário Desembargador Ataliba David Antônio do Tribunal de Justiça do Amazonas. O encerramento contará com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que proferirá a palestra: “O Direito Digital e o Sistema de Justiça no Brasil”.