Segundo dados do Infojobs, o número de vagas na área de Tecnologia da Informação cresceu 86% em 2022
Na manhã desta segunda-feira, 13, ocorreu a aula inaugural do curso de “Programador Full Stack” na Escola Senai. Dez adolescentes foram selecionados pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e foram beneficiados pelo Programa Radioativo, assim receberão o auxílio de uma bolsa, enquanto participam da formação.
O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), César Dotto, deu as boas-vindas aos parceiros e estudantes. Em seu discurso, enfatizou o desafio de ofertar uma capacitação com uma carga horária extensa, pois se tratam de 1492 horas – dedicadas as variedades de assuntos relacionados aos softwares, códigos, linguagens e bancos de dados, o que exige comprometimento de todas alunas e alunos.
Programador full stack é um profissional da área de Tecnologia da Informação, que possui a capacidade de trabalhar nas mais diversas atividades que envolvem o desenvolvimento e programação web. O aluno Ítalo Gabriel, que começou o curso em fevereiro, destacou que a principal vantagem que percebeu nesse período é a possiblidade de trabalhar como desenvolvedor à distância, ou seja, podendo concorrer a vagas em outras cidades e estados.
As novas alunas e alunos receberam kits. A coordenadora da Infância e Juventude, desembargadora Waldirene Cordeiro, agradeceu a parceria com o Programa Radioativo, pois essa iniciativa gera desenvolvimento profissional e inclusão social pelo trabalho. “Vocês estão ganhando tempo e a vida. Como são pessoas conectadas com as mídias, sabem que a área de tecnologia está em crescimento. Hoje somos quase que guiados e movidos com o manuseio de tecnologias”, assinalou.
Por sua vez, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) falou sobre inclusão. Para tanto, compartilhou lembranças de sua infância. Contou sobre sua vontade de participar das atividades do Senai e vontade de tomar banho de piscina no Sesc, mas como era tudo restrito a comerciários – e ele é filho de seringueiro – não teve essa chance. Por isso, hoje, enquanto presidente, tenta fazer da instituição um lugar conectado com a comunidade, como pode ser visto nessa parceria com o Programa Radioativo.
De igual modo, a presidente do TJAC falou sobre a escassez de desenvolvedores, inclusive, porque essa é uma dificuldade que a Judiciário enfrenta. Assim, encerrou o evento motivando os jovens a se especializarem e terem um futuro promissor.