A rotina do Poder Judiciário está diferente – estamos construindo um legado institucional para todos!
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, juntamente com o secretário estadual de Obras, Ítalo Almeida, realizaram vistoria na Cidade da Justiça e na Escola do Poder Judiciário (Esjud) nesta terça-feira, 7. Com um mês de trabalho, foi possível visualizar o andamento das ações, confirmando que as etapas estão em conformidade com o cronograma previsto.
Na Cidade da Justiça, a terraplanagem do estacionamento externo já foi executada, agora está na fase de imprimação, que consiste na aplicação de material asfáltico sobre a superfície da base concluída, antes da execução do revestimento, objetivando conferir coesão superficial, impermeabilização e permitir condições de aderência entre esta e o revestimento a ser executado.
Foi possível conferir as fundações da ampliação da guarita, que se tornará o Portal de Acolhimento ao Cidadão. De acordo com o projeto, a ampliação dessa estrutura conta com mais de 400 metros quadrados, resultando em 660 metros quadrados totais.
As inovações na infraestrutura estão atentas à pluralidade das pessoas que vão aos fóruns. “O Portal de Acolhimento ao Cidadão vai aprimorar o padrão de segurança e conforto. É uma iniciativa que visa proporcionar uma experiência positiva aos indivíduos que buscam atendimentos jurídicos na Cidade da Justiça”, afirmou a presidente.
A visita técnica foi acompanhada pela equipe da Gerência de Instalações do TJAC, pelo presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juiz Gilberto Matos e assessores da Seop.
“Essa parceria entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário é fundamental para trazer cada vez mais qualidade de vida para quem utiliza dos serviços da Justiça, para resolver qualquer questão do dia a dia, como também para os próprios servidores da instituição, que assim poderão atender melhor a população. É uma integração que trabalha para cuidar das pessoas”, disse o secretário.
Em seguida, as equipes seguiram para a reforma da Esjud. No local, foram realizadas demolições e iniciada a construção da parte de alvenaria e instalação do novo piso. O servidor da gerência de Instalações, Flávio Soares, apresentou o mapa técnico. “O próximo passo agora é vir com as instalações elétrica, forro de gesso, subir as novas paredes que vai departamentalizar a escola, e os ajustes dos cômodos, bem como construção do banheiro acessível”, explicou.
Ao fim, o gestor estadual avaliou a importância das edificações: “De fato, trata-se de uma revolução estrutural no Poder Judiciário”.
Em obras
Além dessas duas obras, outras estão em andamento nos fóruns de Brasiléia, Sena Madureira, Capixaba, Senador Guiomard, Xapuri, e segunda sala segura na Cidade da Justiça (Datacenter).
Também estão previstas para serem iniciadas outras melhorias nos fóruns de Assis Brasil, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Manoel Urbano, Bujari, instalação de geradores nas comarcas da capital e municípios, segurança de acessos nas comarcas.
O Fórum Barão do Rio Branco terá suas unidades movidas definitivamente para o prédio do Fórum dos Juizados Cíveis. Na Cidade da Justiça haverá ainda a instalação de novos elevadores do Fórum Criminal, paisagismo e construção do terceiro prédio.