Objetivo é estabelecer um canal de cooperação constante e eficiente com a área técnica de estatística e estratégia para a melhoria na produção e disponibilização de informações
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Assessoria de Estatística e Gestão de Dados (ASEGD) do Poder Judiciário, realizou na última semana, visita técnica ao Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB). O objetivo foi estabelecer troca de experiências nas áreas de estatística, ciência de dados e gestão estratégia, visando constituir um canal de comunicação.
Antes do início da visita, o assessor-chefe estatístico do TJAC, Francisco Arnaldo, foi apresentado ao desembargador João Benedito, presidente do TJPB, que se colocou sua equipe à disposição.
Francisco Arnado, reuniu-se com as servidoras Renata Gregório, gerente de Pesquisas Judiciárias (GEEST) e Ana Caroline Leal, gerente de Projetos e Gestão Estratégica (Gepro), vinculadas à Diretoria Especial, para discutir questões sobre levantamento dos dados a serem encaminhados ao Sistema de Estatística do Poder Judiciário (SIESPJ); gestão e otimização das atividades do plano estratégico; fornecimento de informações estatísticas destinadas a instruir ações de política judiciária institucional e do CNJ; informações necessárias à montagem dos mapas estatísticos próprios e cálculo dos indicadores de gestão e desempenho do Tribunal de Justiça do Estado.
Francisco Arnaldo, participou de uma segunda reunião pretendendo melhorar o desempenho do TJAC, em relação ao indicador de eficiência das unidades judiciárias e possibilitar o seu monitoramento e controle. O assessor estatístico, Rodrigo de Oliveira, demonstrou um modelo implementado pela equipe do TJPB para cálculo do Índice de Produtividade (IPC-Jus).
Reunião com a Presidência
Durante os intervalos do evento, foi realizada uma reunião com o desembargador João Benedito, presidente do TJPB, com a presença de Renata Gregório, gerente de pesquisas estatísticas. Na reunião foi apresentado um panorama dos resultados positivos já obtidos com essa troca de experiências inicial.
Ao final das reuniões os documentos e painéis foram compartilhados com a equipe técnica que vai estudar a possibilidade de utilizá-los no acompanhamento do Prêmio CNJ de Qualidade 2024. A equipe do TJAC, se colocou à disposição para apoiar o TJPB na utilização da metodologia e painéis de controle já utilizados, caso seja interesse daquela unidade e aprofundar essa parceria por meio da celebração de Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições.