Objetivo é desenvolver competências para o exercício crítico acerca do papel do juiz na aplicação efetiva da justiça em uma sociedade em permanente transformação e sua integração na instituição
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Escola do Poder Judiciário do Acre, iniciou hoje, 11, Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial para dez juízas e juízes de Direto substitutos aprovados 20° concurso da Magistratura do Acre. A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, participou da abertura.
O Módulo Nacional tem caráter compulsório e abrange temas que visam facilitar a inserção do novo magistrado no contexto da atividade judicial em consonância com a realidade local. As informações trabalhadas no módulo, assim como no curso, têm cunho teórico-prático e buscam a conscientização do juiz em relação ao seu ofício e ao seu papel no Poder Judiciário e na sociedade.
A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, que cumpriu agenda em Brasília para receber o prêmio Prioridade Absoluta, do Conselho Nacional de Justiça, pelo programa RadioAtivo, fez questão de participar da primeira aula e ressaltou a importância da formação. “Foi uma longa jornada de cada juiz e juíza para ingressar na magistratura. Agora eles estão passando por uma formação, teórica e prática, essencial para o desafio e trabalho que terão pela frente, na busca diária de contribuir com a missão do Judiciário, de garantir justiça para a paz social”, disse a presidente.
O objetivo é desenvolver competências para o exercício crítico acerca do papel do juiz na aplicação efetiva da justiça em uma sociedade em permanente transformação e sua integração na instituição, na comunidade e no mundo, ao orientar sua atuação pela base dos princípios constitucionais, tendo a ética e o humanismo como integradores dos demais saberes da formação.
“A aula inaugural do módulo nacional foi extremamente rica, voltada a nossa atividade prática e também ao lado humano do magistrado. Ficamos profundamente felizes com a presença da nossa presidente que complementou a fala do ministro Mauro Campbell com toda sua experiência de magistrada de carreira, trazendo as angústias e alegrias da profissão”, disse a juíza Caroline Lagos.
Já o juiz de Direito substituto Robson Medeiros, falou sobre importantes reflexões durante o módulo. “Hoje iniciamos o módulo nacional junto a Enfam e fomos recepcionados pelo Ministro Mauro Campbell, que nos levou a importantes reflexões sobre a carreira da magistratura, bem assim sobre o nosso papel perante a sociedade. Além disso, o juiz Cássio André nos apresentou a estrutura, missão e diretrizes da Enfam”.