Neste ano, a ação educativa alcançou mais de 1400 estudantes; As atividades retornam em 2024
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), encerra a primeira etapa do programa “Conscientização pela Paz no Lar” nesta terça-feira, 12, às 14h30, no auditório da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE/AC), situado na Rua Rio Grande do Sul, n° 1907.
A solenidade será marcada pela entrega de um tablet para a vencedora ou vencedor da melhor redação, com tema “Estratégias para quebrar o Ciclo da Violência Doméstica”. A avaliação dos textos foi realizada pela juíza de Direito, Louise Kristina, titular da 2ª Vara de Proteção à Mulher de Rio Branco.
A iniciativa, que alcançou mais de 1400 de estudantes do primeiro ano do ensino médio de escolas públicas de Rio Branco, promoveu, por meio de palestras, informações sobre o crime de importunação sexual, como reconhecê-lo e denunciar. Além disso, abordou as diversas violências impostas à mulher: o abuso sexual, patrimonial, moral, psicológico e físico.
Nesta primeira etapa do programa, foram contempladas as escolas públicas: Sebastião Pedrosa, Santiago Dantas, Clícia Gadelha, José Ribamar Batista e Glória Perez. Segundo a mediadora e integrante da Comsiv, Isnailda Gondim, a iniciativa foi um sucesso na capital e será posteriormente instaurada nos demais municípios acreanos.
A solenidade de encerramento contará com a presença da presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari; a coordenadora da Comsiv, desembargadora Eva Evangelista; o procurador-geral adjunto de assuntos jurídicos do Ministério Público do Acre (MPAC), Celso Jerônimo; a subdefensora-geral da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), Juliana Marques; a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Acre (OAB/AC), Socorro Rodrigues; o secretário da SEE/AC, Aberson Carvalho; e a presidente do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Acre (FPEER-AC), Gorethe Pinto.