A publicidade e transparência configuram valores relevantes ao interesse público, pois são o meio pelo qual é viabilizada a cognição da sociedade sobre a consecução das finalidades impostas
Na penúltima sessão do Tribunal Pleno Jurisdicional, realizada nesta terça-feira, 12, o desembargador Luís Camolez apresentou o relatório da produtividade da Vice-Presidência no ano de 2023. Os dados estatísticos se referem às realizações empreendidas durante o período de fevereiro a novembro, ou seja, desde quando assumiu a unidade.
Em seu discurso, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre abordou a importância da transparência enquanto princípio administrativo. A exposição e o acesso às informações para conhecimento público conferem o cumprimento da missão de entregar Justiça.
Nesta seara, mesmo que não tenha mencionado a palavra “eficiência”, os números deram notoriedade a satisfação deste outro princípio administrativo. A Vice-Presidência baixou 400 processos junto a Diretoria Judiciária. Em relação ao período avaliado, foram emitidas 843 decisões.
Outro destaque apresentado pelo desembargador, que não se trata da vice-presidência, mas de seu gabinete foi a elaboração de um total de 150 minutas, sendo: 50 para o juiz Cloves Ferreira, 50 para a juíza Olívia Ribeiro e 50 para a desembargadora Waldirene Cordeiro.
Assim, a compilação afirmou o compromisso impresso no cotidiano da prestação jurisdicional, localizou os esforços dedicados a consecução das finalidades e encerrou o período com a sua expressão pública. A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal do TJAC no Youtube e está disponível aqui.