Além das apresentações culturais, noite foi marcada pela premiação de comarcas e servidores em reconhecimento por boas práticas de sustentabilidade
A noite desta quarta-feira, 19, que antecede o período do recesso forense, foi de celebração entre servidoras (es), magistradas (os), familiares e convidados do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em mais uma edição da Noite Magistral. Música e poesia marcaram o momento de união e alegria.
Mais os talentos não foram só no palco, ações de sustentabilidade foram premiadas no concurso da Política da Sustentabilidade do Poder Judiciário do Acre, organizado pela administração e o Núcleo Socioambiental Permanente (Nusap), em setembro deste ano. Um reconhecimento à atitudes voltadas a economia de recursos e preservação de energia e água, além de ação de engajamento de todos em atividades da área.
Ao abrir o evento, a desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari, considerou a noite um momento de celebração e confraternização, e agradeceu a presença do público, parabenizando os servidores que participaram do concurso.
“Neste momento, que nos preparamos para celebrar o Natal é fundamental essa confraternização. Esse momento de união e amor. Gratidão a todos que vieram. Continuemos no compromisso por um mundo mais justo e acolhedor. O TJAC tem uma ação socioambiental muito forte e é muito prazeroso ver os servidores entusiasmados”, disse.
A coordenadora do NUSAP, desembargadora Waldirene Cordeiro destacou que a sustentabilidade no Poder Judiciário do Acre é uma prioridade. “Parabenizo aos premiados. A sustentabilidade é uma realidade para todos nós. Temos esse compromisso não somente conosco, mas para as futuras gerações”, enfatizou.
Premiação
O Poder Judiciário tem um grande compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas.
A Comarca mais sustentável foi a Comarca de Senador Guiomard. O juiz de Direito, Afonso Brana recebeu o prêmio com o supervisor da Comarca. Receberam uma cafeteira.
“Essa e premiação eu achei notável porque nós estamos vivendo um novo tempo, que é da sustentabilidade, e a gente não pode pensar em sustentabilidade sem reduzir o consumo, por exemplo, de papel, que papel é feito de árvores e contribui com o fortalecimento da Amazônia Sustentável. Essa premiação privilegia as comarcas em sintonia com o Tribunal de Justiça”, disse o juiz.
A servidora Elaine Cristina, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIPES), disse ter ficado muito emocionada e considerou a ação muito importante.
“Acho muito importante o TJV está cada vez mais envolvido com a causa ambiental. Não é de hoje que o Tribunal de Justiça vem se empenhando em realizar ações sustentáveis. Como por exemplo, há alguns anos a gente teve a campanha adote uma caneca, ocorreu ainda digitalização de todos os processos para poder reduzir o consumo de papel. São várias ações que o TJAC vem fazendo e cada vez mais querendo engajar os servidores também nesse propósito”, ressaltou.
A servidora Lenice Lima foi a ganhadora do vale-prêmio do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Acre com a quantia de R$ 2 mil. Ela agradeceu a gestão e a diretoria do sindicato. “Gosto muito de participar das ações do TJAC e estou muito feliz por ter sido sorteada. Parabéns a Presidência do TJAC e ao sindicato pelo evento”, disse.
O evento contou com várias atividades artísticas de servidores, familiares e convidados.