TJAC recebe prêmio na edição do Prêmio Corregedoria Ética do CNJ

Programa “Saber sem Fronteiras”, da Escola do Poder Judiciário do Acre, ofereceu em conjunto com as correições judiciais os melhores serviços e ações educacionais a Comarcas de todo o Estado

Lançado em março deste ano, o Programa “Saber sem Fronteiras” recebeu nesta quinta-feira (14) o prêmio “Corregedoria Ética”, na categoria “Boas práticas, Diretriz Estratégica 10”. Idealizado e executado pela Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), a iniciativa contribui diretamente para o aperfeiçoamento dos profissionais da Justiça Acreana, e à melhoria da prestação jurisdicional.

A premiação foi entregue durante o 8º Fórum Nacional das Corregedorias (Fonacor), realizado pela Corregedoria Nacional de Justiça, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. O desembargador Samoel Evangelista, corregedor-geral no Acre, recebeu o troféu, ao lado do juiz de Direito Alex Oivane, e do servidor Célio Rodrigues, auxiliar e assessor do órgão, respectivamente.

A Coger desempenhou papel relevante para o êxito do programa, atuando como parceira permanente. O desembargador Samoel disponibilizou os profissionais do órgão, que, junto com ele, visitaram as comarcas de todo Estado. Ou seja, Esjud e Corregedoria caminharam juntas, realizando jornadas de saber que favoreceram o alcance de resultados. Exemplo disso, foi a oferta de diversos conteúdos, capacitações e treinamentos, em caráter contínuo às correições.

 

“Há que se destacar o pioneirismo desta ação que, sem dúvida alguma, precisa ser conhecida por outros estados do Brasil. Faz a diferença no dia a dia da Instituição, levando as melhores práticas a quem está perto e longe. A missão da Justiça não se completa sem o papel da Escola”, assinalou o desembargador Samoel Evangelista.

Diretor do Órgão de Ensino, o desembargador Elcio Mendes não pode comparecer ao evento, em virtude de compromisso em data simultânea na cidade de Porto Velho-Rondônia. No entanto, fez questão de ressaltar a relevância da condecoração, tanto para a Escola, quanto para a Justiça Estadual. “É uma honra esse reconhecimento, que confirma a nossa visão de expandir os horizontes do conhecimento, colaborando para a construção de um Judiciário cada vez mais forte, com o aprimoramento das rotinas de trabalho e dos serviços para a sociedade” disse.

Elcio Mendes fez questão de agradecer a toda equipe da Esjud que, segundo ele, atuou com dedicação e competência para consolidar o sonho de contribuir para o acolhimento, valorização e profissionalismo do Judiciário Acreano.

 

O esforço da Direção e equipe do Órgão de Ensino é compensado pelos resultados obtidos. Ao longo dos últimos meses, centenas de pessoas, entre magistradas(os) e servidoras(es), receberam as capacitações e atualizações nas mais diversas áreas do conhecimento.

Saber sem Fronteiras

Com o “Saber sem Fronteiras”, a Esjud propicia capacitações múltiplas, desde a área de Saúde, Meio Ambiente, Ética, Acessibilidade, Língua Portuguesa, Adoção, Justiça Restaurativa, Infância e Juventude, Violência Doméstica, e temáticas mais técnicas – Sistemas de Apoio à Jurisdição, Central de Processamento Eletrônico (Cepre), Estatísticas, etc.

O Fonacor

Em sua oitava edição, o evento reúne todos os Corregedores-Gerais do Brasil para debater as metas e diretrizes estratégicas para o ano de 2024 das Corregedorias dos Tribunais (Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Militar, Justiça Eleitoral, Justiça Estadual, respectivos Juízes e Juízas Auxiliares e Servidores(as). O evento também tem como objetivo fazer a entrega o Prêmio Corregedoria Ética, criado pelo Provimento CN/CNJ nº 154/2023.

De acordo com o Provimento n. 80, de 4 de dezembro de 2018, o Fonacor foi estabelecido de forma permanente para realizar estudos e propor medidas para elaboração e execução de iniciativas, ações e metas, no âmbito do Poder Judiciário, nas áreas de atribuições das Corregedorias.

Marcos Alexandre/Esjud | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.