Durante fala, vice-presidente do TJAC enfatizou os avanços do Judiciário e sua importância para a sociedade e os três poderes
A cerimônia de abertura do ano legislativo acontece anualmente com a participação e união de todos os três poderes, e é significativa pois facilita a compreensão do período em que se dão as sessões legislativas ordinárias e extraordinárias.
Nesta quinta-feira, 1º, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Luís Camolez, participou da abertura da 2ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura do Poder Legislativo do Estado do Acre, que aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em Rio Branco. A sessão solene marcou o início dos trabalhos do parlamento estadual deste ano de 2024.
O desembargador Luís Camolez, no decorrer de seu discurso, destacou a importância do Judiciário, além da parceria com o governo do Estado e com os representantes da Aleac, além de ressaltar os avanços do Judiciário. O vice-presidente enfatizou sobre a necessidade da linguagem simples para a comunidade e destacou a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n.º 144.
“Uma das nossas grandes missões é dialogar de uma forma que todos entendam. Agora, o Conselho Nacional de Justiça baixou uma resolução, o Tribunal de Justiça passará a ter uma linguagem simples. Precisamos usar uma linguagem adequada para a comunidade, e isso é importante”, conclui.
O presidente do parlamento acreano, deputado Luiz Gonzaga, ressaltou a importância da colaboração entre os poderes para o progresso do Estado, e governador Gladson Cameli, durante a leitura da mensagem governamental, destacou temas como saúde, educação e desenvolvimento econômico, ressaltando as ações realizadas, os desafios a serem enfrentados e os projetos estratégicos em andamento.
A cerimônia contou com a presença de Iolanda Fleming, a primeira mulher a governar um Estado Brasileiro. Também estiveram presentes autoridades de diversos órgãos públicos e sociedade civil.