Somente nos abrigos mantidos pela prefeitura de Rio Branco, no Parque de Exposições e escolas, são 3.114 pessoas desabrigadas, segundo a Defesa Civil Municipal
O Acre enfrenta uma das maiores enchentes, e com a missão de continuar com ações que pretendem diminuir os impactos causados pela cheia do Rio Acre aos moradores da capital, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, visitou na manhã deste sábado, 2, o Parque de Exposições Wildy Viana. O local abriga 2.688 pessoas que precisaram abandonar as suas casas por terem sido atingidas pelas águas.
A desembargadora-presidente Regina Ferrari foi recebida pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bolacom, e também por várias equipes do ente municipal envolvidas diretamente nas demandas da crise.
Na ocasião, a presidente avaliou as condições dos abrigos, ouviu as necessidades das pessoas e conheceu os desafios enfrentados pelas equipes da Prefeitura de Rio Branco. Ela ainda reforçou o compromisso do Poder Judiciário acreano e da atual gestão do Tribunal com o momento, inclusive, na realização da campanha que está coordenando junto a Associação dos Magistrados do Acre, Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário (Sinjus-AC), e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Acre (Anoreg/AC), por meio de sua Rede Ambiental e de Responsabilidade Social para arrecadação de roupas, alimentos, colchões e produtos de limpeza.
“Justiça não é apenas prolatar sentença. É acolher e ajudar pessoas. A organização no Parque de Exposições Wildy Viana é exemplar. O prefeito e equipes estão de parabéns. São portadores do socorro para as necessidades das pessoas. Estamos testemunhando a efetivação dos direitos humanos”, disse a presidente.
Acompanhada do prefeito e de secretários, a presidente visitou a área dos boxes, a área administrativa e ainda a área de acolhimento dos animais. Ela ainda articulou com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de equipes do TJAC prestarem serviços voltados às mulheres abrigadas no abrigo na próxima semana, e, neste domingo, 3, equipes do TJAC farão as doações de água mineral, que foram arrecadadas até o momento durante a campanha solidária.
O Acre enfrenta uma cheia histórica em 2024. Em todo o estado, pelo menos 24.018 pessoas estão fora de casa, dentre desabrigados e desalojados. Além disso, 19 das 22 cidades acreanas estão em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés.
Somente nos abrigos mantidos pela prefeitura de Rio Branco, no Parque de Exposições e escolas, são 3.114 pessoas desabrigadas, segundo a Defesa Civil Municipal.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom agradeceu o apoio e a presença a presidente do TJAC. “A presença de todos nos fortalece. Estamos tomando as providências possíveis, e toda ajuda é muito importante e bem-vinda. Agradecemos muito ao apoio e esforço do Judiciário”, disse.