O corregedor-geral, desembargador Samoel Evangelista, participou da reunião que discutiu temas do Judiciário da região Norte que serão levados Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça
Os representantes das Corregedorias-Gerais de Justiça dos estados da região Norte, incluindo Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre e Roraima, reuniram-se em Manaus, no último dia 27, para debater questões de interesse comum do Judiciário regional.
O encontro teve como objetivo discutir temas relevantes e propor soluções que serão apresentadas ao corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, durante o 93.º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (Encoge), agendado para os dias 24, 25 e 26 de abril, em Palmas (TO).
Uma das principais iniciativas discutidas durante a reunião foi a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica entre as Corregedorias-Gerais de Justiça da região Norte, focada nas demandas predatórias, que são processos que entram no sistema judicial com elementos de abusividade e fraude. Essa proposta ganhou destaque após a apresentação dos trabalhos do Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas (Numopede) da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas.
Além disso, os magistrados decidiram formar um Grupo de Trabalho composto por juízes indicados pelos corregedores da região Norte, com o objetivo de discutir questões relacionadas às audiências de custódia e juízes de garantias, buscando apresentar soluções a serem propostas ao ministro Salomão durante o Encoge.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, o desembargador Jomar Fernandes, na sede do Poder Judiciário amazonense.
Durante o encontro, o corregedor-geral da Justiça do Acre, desembargador Samoel Evangelista, expressou sua gratidão pela recepção calorosa do Judiciário amazonense e parabenizou a diligência em reunir os representantes das Corregedorias dos Tribunais de Justiça do Norte. Evangelista ressaltou a importância das discussões e dos resultados positivos, afirmando que as ideias surgidas durante a reunião não se restringiram à região Norte, mas servirão de exemplo para todo o Brasil.
Ao final do encontro, a troca de experiências entre os estados da região Norte foi fundamental para aprimorar a prestação jurisdicional e atender de forma mais eficaz às necessidades dos cidadãos, conforme destacou o presidente Jomar Fernandes.