Prova conta com 80 questões de múltipla escolha e a aprovação no exame é um requisito obrigatório para quem almeja atuar como juiz
Bacharéis em Direito de todo o país, interessados em concorrer a concursos para juiz, participam neste domingo, 14, do Exame Nacional da Magistratura (Enam). Realizada em todas as unidades federativas, a prova habilita candidatas e candidatos aos concursos da magistratura promovidos pelos tribunais federais, militares, estaduais e do trabalho.
De caráter eliminatório, a prova será composta por 80 questões de múltipla escolha, distribuídas nos ramos do Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Humano, Processual Civil, Empresarial, Penal e formação humanística.
Em Rio Branco (AC), a avaliação será aplicada das 13 às 18h (horário de Brasília), no Colégio Meta, localizado no bairro Abraão Alab. Para garantir o acesso ao local de provas, o participante deve portar documento oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, e o comprovante de inscrição ou do pagamento da taxa.
Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o Enam habilita as examinandas e examinandos a participar de certames ao cargo de juiz por dois anos, prorrogável por igual período.