A presença do governo federal em terras acreanas teve o intuito de formalizar o compromisso com a realização de investimentos em infraestrutura
Os três poderes do Estado do Acre estavam mobilizados para o encontro sobre as Rotas de Integração Sul-Americana realizado nesta terça-feira, 9, no auditório da Uninorte. A agenda contou com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet e o ministro dos Portos e Aeroportos Sílvio Costa.
Protagonizando a agenda, a ministra Tebet fez declarações pautadas no desenvolvimento da fronteira para “abrir as portas para a exportação e transformação”. A pasta do Planejamento e Orçamento tem o papel fundamental de definir prioridades estratégicas para a alocação de recursos, por isso a ministra destacou o agronegócio como a grande força motora do país.
A apresentação ilustrou cinco rotas, no qual esse fluxo tangencia o Acre. O ministro Silvio Costa ressaltou o olhar estratégico da gestão atual: “é preciso alavancar investimentos em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população”. Para tanto, os ministros indicaram que as “boas novas” estão amparadas com a realização de obras pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O vice-presidente da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos oficializou a retomada de voos para o Acre, que poderão ser adquiridos a partir da próxima quinta-feira, 11. “Esse é um marco histórica da Azul retomando o atendimento a todas as unidades federativas do país. O Judiciário é muito importante nesse cenário, para que as operações ocorram”, referenciou assim a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari.
Com efeito, os discursos foram recebidos com entusiasmo pelas autoridades locais, que veem nas medidas anunciadas o caminho para o impulsionamento da cooperação regional. Por sua vez, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Acre, Assuero Veronez, falou sobre expectativas, oportunidades e esperança. Em seguida, fez a entrega de um documento feito pelo Fórum Empresarial à ministra Tebet.
Os compromissos firmados perante a sociedade acreana fizeram ressurgir questões importantes para a integração, como postos aduaneiros e a integração entre estados e países. O secretário Anibal Mesquista enfatizou o potencial produtivo acreano, deste modo assinalou que as propostas se aliam ao Corredor Interoceânico e revelou a intenção de recuperar as Zonas de Processamento e Exportação (ZPE).
O governador Gladson Cameli encerrou o evento destacando articulações institucionais, por isso citou o encontro de governadores que ocorrerá nesta sexta-feira, 12, que será vinculado ao Encontro de Tribunais de Justiça da Amazônia Legal, promovido pelo TJAC no Palácio da Justiça.